Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Marketing e Lançamentos | 16/07/2011 | 19h20

Volkswagen Polo 2012 está mais caro

Novo visual, airbags e ABS de série e elevaram preços.

Mário Curcio, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Mário Curcio, AB

Por causa de pequenas mudanças externas e também por ter recebido airbags e freios ABS desde a versão de entrada, o VW Polo 2012 ficou mais caro. O hatch passou de R$ 41.890 para R$ 44.390, alta de 5,9%. O sedã foi de R$ 45.270 a R$ 47.770, acréscimo de 5,6%. A linha renovada estará nas concessionárias a partir de 25 de julho. Essa foi a segunda modificação do Polo, que chegou por aqui em 2002 e ganhou sua primeira plástica em 2006.

As principais mudanças externas estão na grade, nos para-choques dianteiro e traseiro (que ganharam vincos perto da base) e nos faróis, agora com máscara negra. Por dentro houve troca de tecidos e leve alteração no grafismo do painel e em sua iluminação. Os carros também trazem de série direção hidráulica, ar-condicionado, toca-CDs com entrada USB e conexão Bluetooth.

Quando questionado sobre alta dos preços, o gerente de marketing da Volkswagen, Henrique Sampaio, disse: “O carro entrega o que o consumidor quer. Nesse segmento o comprador já tem um carro definido em mente, ele já busca esses itens. E quando comparado com o modelo antigo com os mesmos itens ele está mais barato.” O acréscimo de airbags e ABS atende a legislação brasileira, que obriga à inclusão gradativa desses itens. Até 2014, todos os carros à venda no País terão de vir com esses equipamentos de segurança.



A alta dos preços, contudo, pode fazer mal à linha Polo. Tomando como exemplo o sedã, há cinco anos ele liderava seu segmento. Hoje é o terceiro, atrás de Honda City e Peugeot 207 Passion. Em quinto lugar está o chinês JAC J3 Turin, que vem completo por R$ 39.900.

Na linha 2012 do Polo, as duas carrocerias devem conservar o atual mix de vendas: cerca de 60% para o sedã e o restante para o hatch. Ambas mantêm os motores flex 1.6 (104 cv de potência) e 2.0 (120 cv). A mudança de ano-modelo trouxe um novo arranjo nas versões disponíveis. O Polo E-Flex (que inovou com a partida a frio FlexStart, sem tanquinho de gasolina) deixa de existir. A tecnologia foi transferida para o hatch Bluemotion, tabelado em R$ 48.700.

A versão 2.0 GT também sai de cena. Quem quiser um carro com apelo esportivo terá de recorrer ao Polo Sportline, tabelado a R$ 51.360 para o motor 1.6 e a R$ R$ 54.790 para o 2.0. O câmbio automatizado I-Motion continua disponível na linha. Ele tem cinco marchas como a transmissão convencional, mas permite trocas automáticas ou manuais.

Com esse conforto extra o hatch parte de R$ 47.120 e o sedã, de R$ 50.500. Segundo Henrique Sampaio, as versões automatizadas devem responder por 20% a 25% das vendas. O grande volume do carro estará nas versões 1.6 básicas, em torno de 70%.

Agradável de dirigir

Automotive Business avaliou um Polo sedã 1.6 pelas ruas da cidade de São Paulo. O carro tem um conjunto muito afinado. As suspensões são bem acertadas e firmes, mas sem prejudicar o conforto. A posição de dirigir é outro destaque. O modelo testado tinha o câmbio automatizado I-Motion.

O equipamento agrada na maior parte das situações. Algumas reações são meio lentas, mas em um dia de uso qualquer motorista se adapta à novidade e muito provavelmente vai aprovar a comodidade que ela traz. O carro avaliado trazia também as borboletas para trocas de marcha atrás do volante, opcionais.

Confira a seguir os preços do Polo 2012

Polo hatch

1.6 – R$ 44.390
1.6 I-Motion – R$ 47.120
1.6 Sportline – R$ 51.360
1.6 Sportline I-Motion – R$ 54.090
1.6 Bluemotion – R$ 48.700
2.0 Sportline – R$ 54.790

Polo sedã

1.6 – R$ 47.770
1.6 I-Motion – R$ 50.500
1.6 Comfortline – R$ 53.920
1.6 Comfortline I-Motion – R$ 56.650
2.0 Comfortline – R$ 57.330



Tags: Polo, Honda City, Peugeot 207 Passion, JAC J3 Turin, Henrique Sampaio, FlexStart, Bluemotion.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência