Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 29/07/2011 | 17h58

Petrobras quer liderar produção de etanol

Gabrielli projeta que País será autossuficiente em diesel até 2015

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Agência Estado

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou nesta sexta-feira, 29, que a empresa planeja se tornar a maior produtora de etanol do Brasil até 2015, com 12% do mercado nacional. Atualmente, a companhia ocupa o terceiro lugar com 5,3% da produção no País. A Cosan-Shell lidera com 7%.

"Em 2010, 51% do mercado brasileiro de combustíveis era de etanol. Como é que a maior produtora de gasolina vai ficar longe desse mercado?", questionou o executivo. "Temos que aumentar a produção de todos os combustíveis e, por isso, estamos fazendo aquisições de plantas de etanol", completou.

O Plano de Negócios 2011-2015 prevê investimentos de US$ 4,1 bilhões em biocombustíveis até 2020, dos quais US$ 1,9 bilhão serão voltados para a produção de etanol. "Claro que o álcool é rentável, os usineiros estão dominando o Brasil há 450 anos", completou Gabrielli.

Diesel

O Brasil deverá se tornar autossuficiente em diesel até 2015, chegando à mesma situação em relação à gasolina em 2018 ou 2019, afirmou o presidente da Petrobras. Até lá, completou, a companhia continuará importando o combustível para dar conta da crescente demanda do País.

"A Petrobras pode importar e vai importar, porque tem compromisso de não deixar faltar gasolina. Este ano já importamos o equivalente a 3 dias de abastecimento e no segundo semestre vamos importar mais", reafirmou o executivo.

Segundo ele, as refinarias da empresa - que detém 100% do refino no País - estão operando no limite, a 92% da capacidade instalada. "A demanda por gasolina cresceu 19% em 2010, este ano já aumentou 7%. Cresce mais do que o PIB", acrescentou.

Para Gabrielli, o estrangulamento da produção é uma das "boas dores do crescimento econômico". De acordo com ele, os estoques de combustível no País estão em níveis adequados, mas, de qualquer forma, o consumidor não é afetado pela importação.



Tags: PEtrobras, etanol, gasolina, diesel, combustível.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência