Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 02/09/2011 | 13h59

Volvo VM Euro 5 fica 15% mais caro

Montadora quer consolidar participação de 9%

Giovanna Riato, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Informações atualizadas no dia 4/9, às 23h

Giovanna Riato, AB, de San Pedro de Atacama, Chile

A Volvo apresentou nesta sexta-feira, 2, a terceira geração da linha VM de caminhões pesados e semipesados, que atendem às normas de emissões do Proconve P7. A montadora ainda não tem preço fechado para os modelos, mas estima que o aumento fique em torno de 15%.

Com as dúvidas do mercado acerca da nova legislação ambiental, a companhia não arrisca fazer projeção de vendas. O objetivo é que a linha ajude a consolidar o market share de 9%. Entre janeiro e julho de 2011, mesmo antes da atualização, as vendas de modelos VM aceleraram 60%. Em 2010 os veículos responderam por 30% das vendas da Volvo no Brasil, com 3,5 mil unidades.

“O segmento está em expansão” destaca Reinaldo Serafim, gerente de vendas da linha VM. Segundo ele, o mercado brasileiro absorveu 18 mil semipesados em 2003. A expectativa para 2011 é de que as vendas cheguem em 22 mil unidades. A companhia destaca ainda que as apostas são grandes para o Brasil e a América Latina, mercados que dobram de tamanho a cada dez anos.

Agora com sistema de pós-tratamento de gases SCR, os motores dos caminhões ganharam mais potência e torque. Todos os propulsores têm 6 cilindros. A família ganhou ainda mais duas versões. O VM 330 cv 6x2 e o 4x2 pretendem atender a necessidade de transportar cargas cada vez mais pesadas. Entre outras novidades dos veículos estão o novo freio motor, com 65% de aumento na potência de frenagem e o tanque de combustível, agora com 345 litros para acomodar o tanque de Arla 32, de 96 litros.

Serafim afirma que as principais características que a companhia buscou no desenvolvimento do modelo foram baixo consumo de combustível, segurança e conforto para o motorista. “Está cada vez mais difícil encontrar colaboradores nesta área. Queremos valorizar a profissão”, explica.

O lançamento é uma das prioridades da estratégia de expansão da empresa. O plano prevê constante melhoria dos produtos, intensificação da comunicação com o mercado e ampliação da rede de concessionárias.”É claro que queremos crescer, mas queremos fazer isso de forma organizada, com qualidade e serviço adequado”, defende Serafim, que afirma ainda ser difícil prever o tamanho da alta da Volvo nestas condições.

Outro ponto que torna os próximos meses mais nebulosos é o desconhecimento dos clientes zcerca do Conama P7. “Estamos trabalhando nisso mas muitos não têm informação sobre o assunto. Por outro lado, há clientes que acham até mais vantajoso comprar o caminhão Euro 5 do que adquirir um modelo antigo ainda este ano”, conta.

Neste cenário, o executivo afirma que a companhia mantém uma produção flexível, capaz se adaptar rapidamente à aceleração ou redução da demanda. A expectativa é que os primeiros negócios com o modelo se concretizem na Fenatran, que acontece em São Paulo entre 24 e 28 de outubro.



Tags: Volvo, linha VM, Proconve P7, market share, Fenatran, Reinaldo Serafim.

Comentários

  • claudinei

    eu queria saber se todos os volvo vm sairam com cabine alongada e se o ar condicionado é opcional

  • paulo abreu

    caso seja confirmado o aumento de 15% no novo VM este perdera mercado para as outras montadoras, fiz uma pesquisa de mercado esta semana e os outros produtos com configurações semelhante não irão aumentar, boa noite paulo abreu

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência