NOTÍCIAS
07/09/2011 | 17h55

Sustentabilidade

Fiat avança em projeto de desenvolvimento social

Programa Árvore da Vida terá sede própria


Marta Pereira, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Marta Pereira, para AB
De Betim (MG)


O Programa Árvore da Vida, idealizado e desenvolvido pela Fiat, em parceria com as ONGs Fundação AVSI e CDM (Cooperação para a Morada Humana), vai ganhar uma sede própria, com inauguração prevista para meados de 2013. A pedra fundamental foi lançada na terça-feira, 6, ao lado da fábrica de Betim (MG), em mais uma etapa do projeto de desenvolvimento social patrocinado pela empresa na comunidade vizinha do Jardim Teresópolis.

A nova sede terá cerca de 1.500 m2 e oferecerá atendimento direto a aproximadamente 300 pessoas por mês. A estrutura abrigará a Cooperárvore, cooperativa social do Árvore da Vida, salas para as diversas atividades desenvolvidas pelo programa, espaços para cursos de qualificação profissional e um auditório. Também estará aberta para outras iniciativas e projetos da comunidade do Jardim Teresópolis.

O projeto arquitetônico foi doado por Gustavo Penna, arquiteto brasileiro destacado em diversas premiações internacionais, e o projeto de engenharia será doado pela Comau, empresa do Grupo Fiat que fornece serviços de manutenção e sistemas de automação industrial. A proposta prevê um edifício aberto, que favoreça a socialização, os trabalhos coletivos e seja capaz de abrigar qualquer tipo de atividade que a comunidade pensar. Será uma construção bioclimática, que utiliza ao máximo os recursos naturais.

Na construção da nova sede, a ordem é aproveitar e reaproveitar, incorporando a proposta de sustentabilidade socioambiental que norteia o programa desde sua criação, em 2004. Haverá um sistema de captação de água da chuva para reuso na irrigação do jardim interno e lavagem de pisos. Materiais descartados da produção dos carros, como tecidos de bancos e caixas de papelão, serão utilizados para fazer o tratamento acústico dos espaços, e pedaços de metal se transformarão em uma espécie de veneziana artística, para controle da entrada de luz.

A aquisição do terreno e a construção serão financiadas com recursos da Fiat, somados aos valores captados pela Fundação AVSI/CDM junto a outros apoiadores do Programa Árvore da Vida. A ideia é envolver fornecedores da montadora e outras empresas de Betim.

Projeto autossustentável

O Programa Árvore da Vida foi concebido para promover o desenvolvimento do Jardim Teresópolis, alicerçado em três eixos: socioeducativo, geração de trabalho e renda e fortalecimento da comunidade. As diversas ações têm como público-alvo as crianças e jovens, e seus núcleos de relacionamento, como a família e a escola.

Segundo Marco Antonio Lage, diretor de comunicação corporativa da Fiat e um dos idealizadores do Árvore da Vida, atualmente o programa recebe investimentos de R$ 5 milhões anuais, valor que foi maior no início e que tende a diminuir ano a ano. “A proposta é que, em 10 anos, o programa seja autossustentável. Estamos oferecendo os recursos para isso, por meio dos vários projetos implementados”, explica.

Em seis anos, o programa já beneficiou mais de 14 mil pessoas diretamente, com aumento de 25% de alunos aprovados no ensino regular, incremento de 13% da permanência de crianças e adolescentes na escola, alta de 28% no interesse, frequência e participação na escola regular, 1.247 pessoas qualificadas em cursos de capacitação profissional, 830 jovens contratados por meio do Centro de Referência ao Trabalhador (CRT), implantação da Cooperárvore em 2006 que beneficia 27 mulheres da comunidade, aumento de 250% na renda das cooperadas, criação da Rede de Desenvolvimento Social do Jardim Teresópolis, com 34 instituições, e do Centro de Apoio às Instituições Comunitárias de Betim, com adesão de 73 instituições.

Esporte para Todos

Também na terça, 6, a Fiat anunciou a parceria com a Prefeitura de Betim no Programa Esporte para Todos. A participação do grupo será por meio das empresas Fiat Automóveis, Banco Fidis e Teksid, possibilitando que o projeto amplie o atendimento atual para mais de 3 mil pessoas em todo o município. Uma das primeiras contribuições da empresa foi na reforma e cobertura das quadras do Complexo Poliesportivo Riccardo Medioli.

“Para a Fiat, investir no desenvolvimento da comunidade do entorno de sua fábrica é investir em um ativo da companhia. E é um compromisso disseminado para os funcionários, fornecedores, rede de concessionários e tantos outros públicos da empresa”, resume Lage.


Comentários: 2
 

hirleide
06/08/2012 | 21h04
adorei o projeto, mas gostaria também em Recife

Eleny nogueira
05/03/2014 | 08h04
Gostaria de obter informações de Projetos Sociais, para que possamos elaborar e participar no ano de 2014. Sou Orientadora Social da 10ª Crás, tendo o total de 200 crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 17 anos, no Centro de Integração Social Isabel maria(ONG). Desde jã agradeço a atenção solicitada.

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 22/04/2014
Nissan abre fábrica e pode fazer SUV compacto

Esta coluna é apoiada por:

DE CARRO POR AÍ | 23/04/2014
Salão asiático traz novidades para o mercado nacional
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
INOVAÇÃO | 26/03/2014
É preciso fazer negócios de forma mais inspiradora
Pressões sobre a indústria podem sufocar crescimento
DISTRIBUIÇÃO | 25/03/2014
Concessionárias precisam atrair a lealdade do cliente
MERCADO | 06/02/2014
Fabricação de veículos leves cresceu 7,6% em 2013
Até agora regime automotivo não trouxe competitividade
QUALIDADE | 05/12/2013
Brasil tem oportunidades que precisam ser aproveitadas
Legislação | 19/11/2013
É necessário buscar padronização tributária e transparência
CAMINHÕES | 10/09/2013
O real fraco pressiona para baixo os resultados em moeda estrangeira dos fabricantes, que não conseguem compensar a alta nos custos com exportações
POWERTRAIN | 15/08/2013
Combustível favorece eficiência energética. Proibição para veículos leves não tem mais sentido.

EVENTOS

15 de setembro de 2014
II Fórum da Qualidade Automotiva
Evento realizado pelo IQA no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, SP. Informações pelo tel. 11 5091-4545.
1a 5 de abril de 2014
Automec - Pesados & Comerciais
Evento realizado no Anhembi, em São Paulo, SP.
30 de outubro a 9 de novembro de 2014
Salão do Automóvel de São Paulo
Evento realizado no Anhembi, em São Paulo, SP.
11 a 13 de novembro de 2014
FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2014
Mais informações em consultoria@artsim.com.br ou pelo telefone: (11) 2899-6354.