Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 09/09/2011 | 19h05

BMW e Fiat lideram setor em índice de sustentabilidade

Empresas têm melhor pontuação do segmento no Dow Jones Sustainability World

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Fiat SpA e BMW Group foram as empresas do setor automotivo mais bem avaliadas deste ano nos índices Dow Jones Sustainability Index World e Dow Jones Sustainability Index Europe. Os dois grupos receberam 94 pontos de 100 possíveis, diante da média de 72 das empresas do segmento de automóveis avaliados pelo SAM Group, consultoria especializada em investimento sustentável que elabora o DJSI.

Os índices de ações DJSI World e DJSI Europe só admitem na composição empresas avaliadas como as melhores de seus segmentos na gestão sustentável de seus negócios, a partir de perspectivas econômica, social e ambiental. No DJSI World, apenas três fabricantes de veículos foram admitidas para o período 2011/2012: Fiat, BMW e Volkswagen. Já no DJSI Europe, só Fiat e BMW.

BMW

Com o resultado deste ano, BMW Group soma sete anos consecutivos com a nota mais alta do setor no DJSI. É também a única indústria automotiva a ser listada em todos os anos de existência do índice, estabelecido em 1999. “Ser considerado líder do setor pelos últimos sete anos só vem reforçar nossa estratégia e abordagem corporativas. Gostaria de agradecer a todos os 95 mil funcionários de nossa empresa, cujo trabalho diário torna este progresso possível”, disse Norbert Reithofer, presidente do conselho de administração da BMW AG.

Segundo a BMW, as políticas de sustentabilidade são parte essencial da estratégia corporativa do grupo. A empresa foi a primeira do setor automotivo a nomear uma autoridade ambiental, em 1973. Hoje o conselho de sustentabilidade da companhia, composto por todos os membros do conselho de administração, define estratégias por meio de metas internas obrigatórias e o comitê executivo de sustentabilidade prepara o caminho para a implementação.

Fiat

Este será o terceiro ano consecutivo que o Grupo Fiat é incluído no DJSI. “A conquista é muito importante pelo que acrescenta à imagem da empresa e por ser prova concreta do sistema de valores por trás de nossos resultados”, afirmou em comunicado o CEO do Grupo Fiat, Sergio Marchionne.

A Fiat obteve a pontuação máxima em quase todas as áreas analisadas na dimensão ambiental (combate às mudanças climáticas, desempenho do produto e processos de logística) e, na dimensão social, para o desenvolvimento do capital humano, o engajamento dos diversos públicos da empresa (stakeholders), gestão responsável da cadeia de suprimentos e iniciativas para o desenvolvimento de comunidades locais. O reconhecimento máximo também foi concedido para a gestão de riscos e processos de inovação.

A Fiat informa ainda que obteve, pelo quarto ano consecutivo, a melhor avaliação de desempenho ambiental entre as principais marcas de veículos da Europa, tendo seus carros apresentado os mais baixos níveis médios de emissão de CO2. Ganhos significativos também ocorreram na redução do impacto ambiental dos processos de produção. As fábricas da Fiat em todo o mundo obtiveram redução de 11% nas emissões de CO2 por veículo produzido em relação ao ano anterior.

Critérios

Os critérios de seleção do DJSI examinam uma série de indicadores nas dimensões econômica, ambiental e social, sobre as quais se baseia o conceito de sustentabilidade. A dimensão econômica envolve análises de governança corporativa, gestão de risco, o código de conduta, gestão de marca e do processo de inovação.

A análise da dimensão ambiental abrange relatórios ambientais, política e gestão, gestão de produto responsável, estratégias para a mudança climática e redução de emissões, bem como a eficiência energética.

Para a dimensão social, os fatores levados em consideração incluem o desenvolvimento e gestão do capital humano, compromisso com comunidades locais, saúde e segurança dos locais de trabalho, gerenciamento de fornecedores e engajamento das partes interessadas.

O SAM Group, que elabora i índice, analisa o desempenho econômico, ambiental e social de aproximadamente 2,5 mil empresas por ano e seleciona as melhores em cada setor para inclusão nos Índices de Sustentabilidade Dow Jones. O DJSI foi o primeiro indicador corporativo global de sustentabilidade, criado em 1999.



Tags: Fiat, BMW, Volkswagen, Dow Jones Sustainability World, automóveis, Sergio Marchionne.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência