Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 12/09/2011 | 06h37

Foton investirá US$ 500 milhões no Brasil

Fábrica de caminhões pode ir para Goiás ou Pernambuco

Redação AB e Folha Online

Redação AB, com informações da Folha Online

A Foton Motors confirmou a Cirilo Junior, da Folha de S. Paulo, a aplicação de US$ 500 milhões na construção de uma fábrica de caminhões no Brasil. Será a primeira planta do grupo fora da China, onde existem onze unidades voltadas para a construção desses veículos.

O jornalista registrou em artigo para o jornal que executivos da empresa estiveram no início da semana passada em Goiás, onde observaram possíveis locais para a unidade fabril. Os chineses estariam avaliando, também, alternativa em Pernambuco.

A previsão é que a fábrica comece a operar em 2014, montando caminhões semileves, de 3, 6 e 9 toneladas. A Foton produz também picapes, ônibus e vans.

Marcio Vita, diretor financeiro da empresa, disse que os veículos produzidos no País, voltados para deslocamentos curtos e com cargas leves, terão ar condicionado e vidros com trava elétrica.

A Foton estará presente à Fenatran (Anhembi, São Paulo, 24 a 28 de outubro) por meio da importadora Foton Aumark do Brasil Ltda., exibindo os caminhões semileves Aumark 311 (3,4 t de PBT) e leves 614 (6 t de PBT) e 917 (9 t de PBT). Os veículos estarão equipados com motores Cummins Euro 4, da série ISF, versões de 3,8 e 2,8 litros.

“Não conseguimos homologar todas as versões P7”, explicou Vita à jornalista Luciana Duarte, em artigo para Automotive Business sobre a feira de caminhões. Ele informou que a linha de veículos leves será comercializada no Brasil a partir de janeiro de 2012, com motores P7 fornecidos pela Cummins e sistema de pós-tratamento SCR. Os semileves, que chegarão a partir de 2013, utilizarão a tecnologia EGR. Os preços podem ficar 15% abaixo dos praticados pela Mercedes-Benz e Iveco.



Tags: Foton Motors, Foton Aumark do Brasil, caminhões, picapes, Mercedes-Benz, Iveco.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência