Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 13/09/2011 | 18h50

Mais que elétricos, Renault leva soluções a Frankfurt

Antes de entregar modelos Z.E., montadora teve de buscar ´parceiros enérgicos`

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Renault se apronta para entregar em um mês os primeiros veículos da linha Z.E., iniciais para emissão zero. Trata-se de quatro modelos elétricos. Da esquerda para a direita, são eles o Twizy, o Zoe, o Fluence e o Kangoo. Em seu plano estratégico, o grupo se comprometeu a reduzir em 10% suas emissões de CO2 até 2013 e 10% adicionais até 2016.

Para o Salão de Frankfurt (15 a 25 de setembro, na Alemanha), a montadora leva não apenas os modelos, mas também as soluções de que necessitam para a recarga das baterias.

A aliança Renault-Nissan assinou mais de 100 parcerias com autoridades públicas, operadores e empresas de distribuição de energia elétrica, centros comerciais, estacionamentos e hotéis, por exemplo. Tudo isso para que os compradores dos carros tenham onde plugá-los.

Segundo a montadora, haverá cerca de 50 mil pontos de recarga em 2012. Parte dos carros (400 unidades) começou a rodar em dezembro de 2010 como forma de comprovar a eficiência da tecnologia. Além da França, Alemanha, Itália, Dinamarca, Rússia, Israel, Coreia do Sul, Cingapura e Austrália participam da experiência.

A Renault adotou baterias de íons de lítio e por contrato e é proprietária desses acumuladores. O comprador do carro assina um contrato de aluguel que lhe dá direito a ter sempre uma bateria e a montadora se compromete a alugar acumuladores com mais de 75% de carga.

A montadora também assume a bronca no que diz respeito à coleta e destino das baterias em todos os países em que os carros forem vendidos. A recarga doméstica necessita de um terminal apropriado, que precisa ser instalado por um profissional. A Renault põe os clientes em contato com eletricistas capacitados.



Tags: Renault, Renault-Nissan, Z.E., Twizy, Zoe, fluence, Kangoo, íons de lítio, Além da França, Alemanha, Itália, Dinamarca, Rússia, Israel, Coreia do Sul, Cingapura, Austrália.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência