Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 13/09/2011 | 19h25

Na pista da Randon com o computador

Análise de dinâmica veicular usa software CarSim

Automotive Business

Foto: Leandro Garbin, da Virtual CAE, apresenta a pista de provas da Randon com o software CarSim

Redação AB

A Try Testes e Simulações abre caminho no mercado brasileiro com o software CarSim, idealizado por Thomas Gillespie, da Mechanical Corporation, autor do livro Fundamentals of Vehicle Dynamics, um best seller vendido pela SAE Brasil. "Trata-se de uma ferramenta importante para análise de dinâmica veicular, cuja principal virtude é a facilidade de utilização", explica Fábio Braga, diretor da empresa.

O CarSim, já adquirido pela MAN, VW Automóveis, Pirelli e Suspensys encontra aplicação em tarefas de engenharia envolvendo veículos leves (US$ 30 mil) ou pesados (US$ 40 mil). O produto incorpora biblioteca com as características de veículos e componentes, simplificando a análise de projetos e a realização de comparações. A Pirelli, por exemplo, pode simular o emprego de um pneu em diferentes carros ou, para um mesmo veículo, analisar o desempenho de diferentes pneus.

O software roda em plataforma Windows e serve de base para a estruturação de simuladores, como faz a VirtualCAE, parceira da Try. O hardware, nesse caso, é importado da Alemanha e pode incluir volantes especiais, com motor de passo, que permitem 'sentir' obstáculos no solo.

Leandro Garbin, sócio-diretor da VirtualCAE, explica que é possível carregar o simulador com as características de pistas específicas. Durante o simpósio Testes e Simulações na Indústria Automobilística (12 de setembro, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo) ele apresentou o campo de provas da Randon, em Caxias do Sul, RS, que vem sendo utilizado por fabricantes de veículos comerciais e componentes, atraídos pela boa infraestrutura.

"Com o software e o simulador o fabricante pode avaliar o comportamento dinâmico do veículo, a partir da concepção virtual, testando diferentes cargas, entreeixos e condições de percursos", afirma Garbin.

A Try, constituída em 2004, representa também a espanhola Ctag, especialista em testes e simulações que tem participação do governo da Galícia, e mantém parcerias com a Pieracciani (produtividade, captação de incentivos fiscais e estratégia) e o IQA, Instituto da Qualidade Automotiva, na área de certificação de produtos, sistemas de gestão e serviços automotivos.



Tags: CarSim, Randon, Mechanical Corporation, Try, VirtualCAE, MAN, VW Automóveis, Pirelli, Suspensys.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência