Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 13/09/2011 | 20h43

Toyota mostra safra 2012 do Prius, nova Hilux e confia em retomada

Japonesa espera crescimento de 20% nas vendas de híbridos

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

O presidente da Toyota Europa, Didier Leroy, afirmou durante coletiva de imprensa do Salão de Frankfurt desta terça-feira, 13, que apesar do impacto do terremoto no Japão, em março passado, que interrompeu a produção da fabricante em vários lugares do mundo, a empresa espera vender 20 mil veículos a mais este ano, além de aumentar em 20% as vendas de modelos híbridos. O estande da Toyota na Alemanha reflete essa projeção, com a apresentação da nova safra do Prius – já foram vendidas 1 milhão de unidades da terceira geração do modelo, lançada há dois anos.

Os três modelos da nova família Prius, que começa a ser vendida no Japão, Europa e Estados Unidos no primeiro semestre de 2012, fazem parte da estratégia da Toyota de lançar 10 novos híbridos até 2015. No estande de Frankfurt a marca japonesa mostrou o Prius Plug-in Hybrid (foto), o Prius+ e o novo Prius.

A maior novidade é o Prius Pulg-in, um meio caminho entre um veículo totalmente elétrico e um híbrido. O modelo é equipado com uma nova bateria de íons de lítio com autonomia para 23 km rodando só com a propulsão elétrica, sem emissões. Depois disso o carro começa a funcional como um full hybrid comum, exatamente como o seu irmão Prius, em que o motor elétrico e a gasolina funcionam ao mesmo tempo ou se alternam, conforme a necessidade e carga da bateria. Outra diferença é que o Plug-in, como sugere o nome, pode ser ligado a uma tomada para recarregar a bateria, em cerca de uma hora e meia, sem uso do motor.

Os dois motores do Prius Plug-in geram 136 cv de potência e podem levar o veículo à velocidade máxima de 180 km/h. Com a autonomia elétrica conferida pela bateria maior, o carro tem consumo calculado pela Toyota de apenas 2,1 litros de gasolina para cada 100 km rodados. Com isso, as emissões de CO2 ficam na casa de 49 g/km, contra 89 g/km do Prius normal.

Além dos novos Prius e Prius Plug-in, a Toyota acrescentou mais um modelo à sua linha de híbridos, o Prius+, uma versão familiar com espaço para até sete ocupantes. Como o Prius+ é maior, consumo e emissões também são: 4,4 litros por 100 km e 99 gramas de CO2 por km. O desempenho do Prius convencional é de 3,9 l/100 km e 89 g/km.

Nova Hilux



Um lançamento da Toyota em Frankfurt que interessa ao mercado brasileiro é a nova Hilux, com exterior e interior redesenhados, com opções de motores diesel de 2,5 e 3 litros de 144 e 171 cavalos, respectivamente, com transmissão automática ou manual e tração 4x2 e 4x4. Não se sabe, contudo, quando a nova versão começa a ser produzida na planta da Toyota na Argentina, que abastece o Brasil com a picape.



Tags: Toyota, Prius, Hilux, Frankfurt.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência