Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 13/09/2011 | 22h25

Volkswagen estuda nova fábrica no Brasil

Schmall: anúncio será feito nos próximos meses

Giovanna Riato, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB
De Frankfurt, Alemanha


A Volkswagen anunciou após coletiva de imprensa no Salão do Automóvel de Frankfurt, nesta terça-feira, 13, que pode construir uma nova fábrica no Brasil para ampliar a produção, que hoje está em 3,6 mil carros por dia. Outra solução seria dobrar a capacidade de uma das três plantas de montagem já instaladas (São Bernardo do Campo, Taubaté ou São José dos Pinhais).

O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, afirmou que seis estados disputam a planta, que receberia investimento de cerca de R$ 1 bilhão. A intenção é que a unidade seja responsável pela produção do próximo compacto de entrada que a marca vai lançar no País.

Há boas chances de o Up!, apresentado em Frankfurt (fotos abaixo), ser o modelo escolhido para sair da linha de montagem da nova fábrica. O compacto, que será vendido na Europa por cerca de € 9,8 mil, deve chegar ao mercado nacional em 2014.

Oito fábricas novas em sete anos

Martin Winterkorn disse a Automotive News Europe que a Volkswagen deve abrir oito plantas até 2018, quando estará operando setenta fábricas em todo o mundo. Uma das novas unidades deverá ser a da Audi na América do Norte, candidata a montar o Q5 e o A4. O México poderia receber essa planta da Audi por motivos tributários. A Volkswagen anunciou, meses atrás, que construirá uma unidade de motores em Silao, naquele país, para a produção de até 300 mil unidades por ano a partir de 2013.

Das 62 fábricas do Grupo Volkswagen, 40 estão na Europa. No Brasil há unidades em São Bernardo do Campo, SP, Taubaté, SP, São José dos Pinhais, PR, e São Carlos, no interior de São Paulo, para motores.

A China terá papel importante na expansão da Volkswagen e poderá receber duas novas fábricas da marca. Winterkorn projeta uma produção total de 28 milhões de veículos no país asiático em 2018.





Tags: Volkswagen, VW, Up, Frankfurt, fábrica.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência