Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 14/09/2011 | 15h27

Proteste avalia tapetes automotivos

Associação de consumidores verifica 31 modelos e conclui que o melhor é não usá-los

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Tapetes automotivos, originais, genuínos, paralelos, Chevrolet Celta, Corsa, Citroën C3, Fiat Palio, Uno, Ford Fiesta, Ka, Peugeot 207, Renault Clio, Volkswagen Fox, Gol, Unicol, Street S0002, Street S0003, velcro, presilhas Redação AB

A Associação de consumidores Proteste avaliou 31 tapetes automotivos genuínos, originais e paralelos de 11 automóveis: Chevrolet Celta e Corsa, Citroën C3, Fiat Palio e Uno, Ford Fiesta e Ka, Peugeot 207, Renault Clio, Volkswagen Fox e Gol. O risco de causar acidentes eliminou todos os produtos analisados. O estudo concluiu que o ideal é não usar tapetes, já que nenhum obteve qualificação maior que “aceitável”.

Dos 31 tapetes testados, 29 afetaram o funcionamento correto do acelerador, com potencial para prejudicar o desempenho em acelerações e retomadas. O pedal pode ficar preso no tapete. Apenas os do C3 e o original do Uno tiveram classificação muito boa nesse quesito.

Na hora de frear, contudo, os tapetes não acarretam riscos. Nenhum dos modelos testados afetou o funcionamento do pedal de freio. No uso da embreagem a maioria se saiu bem, mas sete tiveram desempenho comprometido: os dois modelos do Uno (genuíno e paralelo), o paralelo do Palio, os três do Fiesta e o original Unicol do Peugeot 207.

Na verificação quanto a mudança de posição ou deformação na entrada e saída do motorista, quatro deles se saíram mal. Foram classificados como “ruins” os modelos paralelos de Celta, Clio, Corsa (Street S0003) e Fiesta (Street S0002). Apenas sete das peças automotivas apresentavam fixação, presilhas ou velcro, porém isso não impede que o tapete saia do lugar durante o trajeto.

Diferenças de origem dos itens avaliados

Genuínos: o fabricante do acessório obtém uma autorização da montadora para produzir. Esta submete o tapete a um controle de qualidade.
Originais: são homologados pela montadora do veículo, mas não são submetidos ao mesmo padrão de controle de qualidade que os genuínos.
Paralelos: são produtos vindos de fabricantes sem vínculo com a montadora. Um mesmo tapete pode ser vendido para uso em carros diferentes de montadoras distintas.



Tags: Tapetes automotivos, originais, genuínos, paralelos, Chevrolet Celta, Corsa, Citroën C3, Fiat Palio, Uno, Ford Fiesta, Ka, Peugeot 207, Renault Clio, Volkswagen Fox, Gol, Unicol, Street S0002, Street S0003, velcro, presilhas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência