Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Marketing e Lançamentos | 20/09/2011 | 10h58

Ford mostra sua bicicleta

Protótipo elétrico E-Bike da montadora é muito leve e tem grande autonomia

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Mário Curcio, AB

A Ford usou o Salão de Frankfurt para mostrar a E-Bike, um protótipo de bicicleta elétrica com desenho diferente e quadro extremamente leve. Feito de alumínio e carbono, ele é muito resistente e pesa apenas 2,5 quilos. O motor elétrico é instalado no cubo de roda dianteiro. A alimentação vem de uma bateria de íons de lítio integrada à estrutura da bicicleta.

A autonomia de até 85 quilômetros entre recargas é mais que o dobro da maioria dos modelos elétricos convencionais à venda no Brasil. Segundo a Ford, a E-Bike também recebeu um controlador integrado de sensor magnetostritivo, tecnologia desenvolvida na Fórmula 1 (materiais magnetostritivos são usados para converter energia magnética em energia cinética e vice-versa).

O câmbio da bicicleta, segundo a Ford, tem 11 marchas e utiliza engrenagens planetárias. Em vez de corrente, a E-Bike traz uma correia de carbono.

VW saiu na frente

No primeiro semestre de 2010 a Volkswagen mostrou um protótipo de duas rodas muito interessante. Com nome parecido, Bik.e, o modelo VW está mais para motoneta porque seus pedais servem somente de apoio. Totalmente dobrável, a Bik.e pode ser guardada no porta-malas.

Sua bateria tem autonomia para 20 quilômetros. Durante o Auto China 2010, o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen, Ulrich Hackenberg, desfilou com a bicicleta hi-tech sobre o estande da Volkswagen. Um dos vídeos postados no You Tube com esse rolê pelo salão chinês teve mais de meio milhão de exibições.

Somente no ano passado, cerca de 30 milhões de bicicletas elétricas foram vendidas pelo mundo.



Tags: Ford, Salão de Frankfurt, E-Bike, VW, Volkswagen, Bik.e, Ulrich Hackenberg.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência