Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 19/09/2011 | 21h32

Sindipeças: conteúdo de autopeças ficará nos 20%

Entidade queria cálculo com base no custo do carro

Agencia Estado

Redação AB, com informações de Silvana Mautone, da Agência Estado

Paulo Butori, presidente do Sindipeças, entidade que reúne os fabricantes de componentes para veículos automotores (foto), disse à jornalista Silvana Mautone, da Agência Estado, que a exigência de 65% de conteúdo nacional em 80% dos veículos produzidos no Brasil para que as montadoras tenham direito ao desconto no IPI irá fazer com que, na prática, o índice de nacionalização de peças nos carros vendidos no Brasil gire em torno de apenas 20%.

"O cálculo dos 65% será feito com base no preço final do carro, não no número de peças ou no custo do veículo", afirmou, explicando que a entidade participou das negociações com o governo e defendia o cálculo com base no custo do carro, não no seu preço final, porque dessa forma a quantidade de peças nacionais seria maior. Ainda assim, considera a medida positiva, porque não havia exigência nenhuma de conteúdo nacional.

"É um avanço", disse, ressalvando que o preço final do carro inclui despesas como de marketing, o que dilui, pela regra da medida, a exigência de peças feitas no Brasil. Ele acredita que serão necessárias duas semanas para se compreender o impacto do Decreto 7567 sobre o setor de autopeças, tal a complexidade dos cálculos.



Tags: Decreto 7567, autopeças, conteúdo local, IPI, veículos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência