
Balança comercial | 1º bimestre
Fonte: Sindipeças
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Pedro Kutney, AB
De Campinas (Atualizado 20/9 12h00)
Enganou-se quem apostou que a nova legislação de emissões para motores diesel no Brasil iria aposentar de vez alguns antigos caminhões da Mercedes-Benz ainda em produção no País. Pois a chamada linha tradicional, composta por seis projetos antigos, renasce com quatro modelos, o médio 1319, o semipesado 1635 e os dois pesados 2324 e 2729, todos rebatizados Atron. A família foi redesenhada, segue o padrão visual internacional da marca, ganhou modernos motores eletrônicos Euro 5 e catalisadores SCR – que atendem aos limites regulamentados pelo Proconve P7, em vigor a partir de janeiro de 2012 –, mas mantém a simplicidade e a silhueta que se vê cada vez menos nas ruas e estradas brasileiras: o “focinho bicudo”.
Dos quatro modelos da linha Atron, três mantiveram o motor avançado, uma configuração de cabine que rouba espaço da carga e por isso está caindo em desuso, perdendo a competição para os “caras-chatas”. Só o pesado Atron 2729 tem cabine avançada.
Mesmo com a desvantagem do menor volume de carga, a Mercedes-Benz alega que os modelos Attron ainda têm boa procura para aplicações específicas onde o espaço maaior não conta tanto, como por exemplo operações de prefeituras ou de entregas de cargas secas. Por isso a fabricante resolveu investir na renovação da sua velha família de entrada, com os modelos mais baratos da marca nas categorias de médio, semipesado e pesado.
"Com a linha Atron trazemos o passado para o presente", diz Joachim Mayer, vice-presidente de vendas da Mercedes-Benz do Brasil. Segundo o executivo, a boa relação custo-benefício dos modelos, bem como bom valor de revenda e liquidez, continuará a atrair principalmente os clientes autônomos do interior do País.
Todos os modelos da nova linha Atron ficaram mais potentes com a motorização Euro 5 em relação aos equivalentes da atual família tradicional. O pesado 1620, um dos modelos mais vendidos da Mercedes-Benz no Brasil, muda de nome para Atron 2324 (foto acima), com elevação de peso bruto total para 23 toneladas e a potência cresceu para 238 cavalos. Mas a partir de janeiro próximo, quando os veículos Euro 5 começam a ser vendidos, muitos apostam que alguns clientes tradicionais continuarão a pedir caminhão como o “novo 1620”.
Tags: Mercedes-Benz, Atros, linha tradicional, caminhões, Euro 5, Proconve, P7.
eu so gostari que vcs da mercedes colocacem mais conforto ai no 2324 como colocara cama encima da cabine pensen nisso em 2015 vou comprar um 2324 porque sou apaixonado pela mercedes e nao compro outro carro mas pense nisso por retrovisores eletricos e com aquecedor cruise contol ar condecionado de fabrica fica aqui meu comentario obrigado
Sou apaixonado pela mercedes,e que ela continue inovando cada vez vez mais e nao deixando os bicudos para tras
gostaria de saber se realmente a linha atron 2324 bicudo vai parar de fabricar
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