Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Política e Legislação | 21/09/2011 | 07h40

Pimentel: aumento do IPI não fere regras da OMC

Ministro do MDIC diz que medida não é protecionista

Agência Brasil

Carina Dourado, Agência Brasil, de Nova York

O ministro Fernando Pimentel, do MDIC, disse na terça-feira, 20, que seria uma “bobagem” as montadoras estrangeiras recorreram à Organização Mundial do Comércio contra o aumento de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados para carros importados, anunciado na semana passada pelo governo.

“Nós achamos que nenhuma dessas iniciativas fere regras da OMC. Agora, claro, eles têm direito se achar que houve lesão ao seu direito, ao seu interesse”, disse o ministro. Na avaliação de Pimentel, a medida não é protecionista porque não houve proibição da importação.

Sobre o aumento do preço final dos carros para o consumidor, o ministro disse que essa não é uma preocupação no momento. “Estamos preocupados em assegurar o mercado interno brasileiro prioritariamente para a produção local, para quem quer investir no Brasil. Mas não estamos fechando as portas para nenhum investimento novo, pelo contrário, queremos que venham mais aportes”.

Pimentel integra a comitiva da presidenta Dilma Rousseff que está em Nova York participando da 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.



Tags: Decreto 7567, regime automotivo, IPI, MDIC, Fernando Pimentel.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência