Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Carreira | 29/09/2011 | 19h18

Indústria automotiva volta a atrair jovens engenheiros

Conclusão é de pesquisa sobre as empresas mais atrativas para trabalhar

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

A Universum divulgou pesquisa sobre as empresas mais atrativas para os jovens profissionais, com base em informações de mais de 160 mil estudantes das 12 principais economias globais, entre elas Brasil, Estados Unidos, China e Alemanha. O objetivo do levantamento é detectar quais áreas despontarão no médio prazo.

Este ano as empresas de tecnologia da informação, lideres do ranking das mais atrativas, dividiram espaço com montadoras de veículos, que voltam a chamar a atenção de quem está entrando no mercado de trabalho. A BMW garantiu o quarto lugar entre as companhias mais atrativas da área de engenharia, atrás apenas do Google, IBM e Microsoft.

Na mesma lista estão Volkswagen (14ª posição), Ford (17ª), Toyota (18ª), General Motors (20ª), Daimler (32ª). O levantamento tem ainda um ranking das companhias da área de negócios que mais chamam a atenção dos estudantes, liderado pelo Google, KPMG, PwC, Ernst & Young e Deloitte. Mesmo mais distantes das primeiras colocações, as montadoras também aparecem: BMW (14ª), Volkswagen (37ª), Toyota (42ª), Ford (47ª) e Daimler (50ª) estão entre as 50 melhores.

Segundo o relatório da Universum, depois de alguns anos de desempenho financeiro fraco, o setor automotivo ganha atratividade para os novos profissionais. A Daimler foi destaque e avançou 32 posições sobre o levantamento realizado no ano passado.

Outra tendência é o aumento da exigência em relação ao equilíbrio entre profissão e vida pessoal. Segundo o relatório, o comportamento é causado por uma diferença entre as gerações. Enquanto a geração X era focada no trabalho, a Y quer conquistar os mesmos ganhos materiais sem abrir mão de uma vida equilibrada.

Na área de engenharia, o comportamento é percebido pela busca por vagas mais dinâmicas e criativas mas também estáveis e seguras financeiramente. A nova geração quer um trabalho que combine desenvolvimento profissional com boa perspectiva de crescimento futuro.




Tags: carreira, emprego, empresas, atrativa, Universum, indústria, engenharia, automotiva.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência