Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Powertrain | 03/10/2011 | 17h18

Cummins leva pacote Euro 5 à SAE

Soluções atenderão a fase 7 do Proconve

Redação AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Cummins, fabricante independente de motores Diesel no País, apresentará seus produtos e soluções para atender a fase sete do Proconve (Euro 5) durante o Congresso e Exposição da SAE Brasil, de 4 a 6 de outubro, em São Paulo, no Expo Center Norte. As novas regras de emissões entrarão em vigor em janeiro. Uma das atrações da fabridante é o novo motor ISF, disponível nas versões 2.8 High Speed Diesel e 3.8, de 4 cilindros.

A empresa propõe um pacote integrado para os fabricantes de caminhões e chassis de ônibus, incluindo turbos de geometria variável e duplo estágio, sistemas de injeção, filtração e pós-tratamento para eliminar impurezas dos gases de combustão, juntamente com os softwares necessários. Entre outras tecnologias, é oferecida a aplicação do OBD, que faz diagnósticos sobre a operação do powertrain e alerta sobre a falta de Arla.

O Cummins ISB 4 aplicado a ônibus e caminhão recebeu maior cilindrada (de 3,9 para 4,5 litros) e a potência passou de 172 cv para 210 cv. Já o motor ISB 6 de 6,7 litros desenvolve 304 cavalos -- ante 5,9 litros e 274 cv do antecessor).

A unidade de motores da empresa projeta uma evolução do ISC 8.3 de 324 cv e lança o ISL de 8,9 litros, capaz de desenvolver até 405 cavalos. Uma versão do ISL a gás, importada dos Estados Unidos e desenvolvida pela Cummins Westport, também estará disponível.

O novo ISM de 11 litros, potência de até 440 cv, será destinado a caminhões e ônibus. Mais compactos e leves que os concorrentes, os novos Cummins ISF 2.8 High Speed Diesel e ISF 3.8, de 4 cilindros foram projetados para atender picapes, comerciais leves, caminhões e ônibus (até 9 toneladas).



Tags: Cummins, Proconve P7, Euro 5, ISF, OBD, Arla 32, turbocompressor.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência