Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 03/10/2011 | 22h11

Winterkorn amplia investimento da Volkswagen no Brasil

Valor sobe para € 3,4 bilhões até 2016

Paulo Ricardo Braga, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Paulo Ricardo Braga e Pedro Kutney, AB

Em visita à subsidiária brasileira, o presidente do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, estendeu em dois anos o plano de investimento da companhia no País, que ia de 2010 a 2014 e agora irá até 2016, e aumentou em € 1,1 bilhão o valor dos aportes, de € 2,3 bilhões para € 3,4 bilhões. O executivo revelou a estratégia no início da noite da segunda-feira, 3, em discurso durante jantar em sua homenagem, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, por ocasião do 21º aniversário do Dia da Unidade Alemã.

O plano dará prosseguimento aos investimentos da Volkswagen do Brasil anunciados no fim de 2009, estimados na época em R$ 6,2 bilhões (ao câmbio de R$ 2,70 por euro) em cinco anos e que podem chegar a R$ 8,5 bilhões (pela taxa atual de R$ 2,50) em sete anos. O plano inicial era de investir 40% dos aportes para ampliar a capacidade produtiva de todas as fábricas brasileiras, com o objetivo de chegar a 1 milhão de unidades/ano até 2014, e os outros 60% seriam gastos no desenvolvimento de novos produtos.

Segundo fontes da empresa, não estaria incluído nesse anúncio de Winterkorn a possível construção de uma nova fábrica no Brasil, intenção que foi informada 20 dias atrás por Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, durante o último Salão de Frankfurt. Na ocasião Schmall afirmou que seis Estados estariam na disputa pela nova planta, que receberia investimento de cerca de R$ 1 bilhão. Outra solução seria dobrar a capacidade de uma das três plantas de montagem já instaladas (São Bernardo do Campo, Taubaté ou São José dos Pinhais). A intenção seria produzir o próximo compacto de entrada que a marca pretende lançar no País. Há boas chances de o modelo escolhido ser o Up!, apresentado em Frankfurt, que deve chegar ao mercado nacional em 2014.

No mês passado, Winterkorn disse a Automotive News Europe que a Volkswagen deve abrir oito novas fábricas até 2018, quando estará operando setenta unidades de produção em todo o mundo. Uma das novas plantas poderá ser no Brasil.



Tags: Volkswagen, Martin Winterkorn, investimento, Salão de Frankfurt, Up!, fábrica.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência