Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 03/10/2011 | 22h20

Congresso Fenabrave de olho nos caminhões

Palestras tratarão de Proconve P7 e tendências no segmento

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Os revendedores que atuam no segmento de caminhões terão programação específica durante o Congresso e Exposição da Fenabrave, que ocorrerá em São Paulo, de 23 a 25 de novembro, quando a entidade abrirá espaço para debater a gestão nos processos da distribuição de veículos com os líderes de cada segmento.

O setor de caminhões registra alta de 16,34% nos emplacamentos este ano, em relação ao ano passado, mas ainda não tem definição clara sobre o comportamento do mercado nos últimos meses do ano e no primeiro trimestre de 2012, em razão das mudanças na legislação de emissões.

Os temores de desajuste na cadeia de produção parecem diminuir com um possível esfriamento já detectado pelos fornecedores de componentes, ainda não revelado nas estatísticas de emplacamentos. As vendas acumuladas no ano até setembro somaram 129.742 unidades, contra 11.895 unidades no mesmo período de 2010. Em setembro foram comercializados 14.945 caminhões, ante 13.224 no mesmo mês de 2010.

Os caminhões com as tecnologias Proconve P7 (Euro 5) de emissões deverão custar de 8% a 15% mais caros do que os correspondentes atuais. A maioria dos fabricantes adotará o sistema SCR para purificação dos gases da combustão, exigindo que os caminhões sejam abastecidos com Arla 32 (redutor de óxidos de nitrogênio a base de ureia) e diesel com baixo teor de enxofre.

Segundo os fabricantes, serão agregadas tecnologias modernas aos P7, assegurando melhor desempenho e economia de combustível, além de dispositivos capazes de monitorar a operação do powertrain e alertar para a falta de Arla nos tanques específicos do produto ou a sua adulteração.

Entre os convidados do Congresso Fenabrave estão o presidente da Volvo Caminhões no Brasil, Roger Alm, que vai apresentar dia 24 de novembro a visão da montadora sobre as perspectivas para o mercado brasileiro. No dia 25 o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, falará sobre o papel do banco como instrumento de fomento no mercado automotivo, incluindo o financiamento de veículos via Finame. As tendências no transporte de carga serão tema de apresentação do vice-presidente da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), Alfredo Peres da Silva.

Mais em www.congresso-fenabrave.com.br.



Tags: Fenabrave, ExpoFenabrave, Proconve P7, Arla 32, Volvo, BNDES, Finame.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência