Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 04/10/2011 | 16h45

Etanol sobe 3,40% em setembro em São Paulo

Gasolina teve alta de 0,37% no mês

Agência Estado

Denise Abarca, da Agência Estado

O preço médio do etanol encerrou setembro em forte alta de 3,40% nos postos da capital paulista, segundo levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Em agosto, o valor médio do combustível apresentou alta de 0,92%. O etanol figurou no quinto lugar no ranking de aumentos dos itens que mais contribuíram para o IPC, com participação de 0,02 ponto porcentual - ou 9,55%.

A gasolina avançou 0,37% em setembro. Em agosto, havia apurado deflação de 0,11%.

A expectativa do coordenador-adjunto do IPC-Fipe, Rafael Costa Lima, é de que os preços do etanol continuem avançando nas próximas semanas, por causa do período de entressafra e a despeito da queda da demanda pelo produto em razão dos preços elevados.

A relação entre o valor médio do etanol e o preço médio da gasolina atingiu o pico dos últimos cinco meses em setembro em São Paulo, ultrapassando a marca de 70%, ao ficar em 70,83%. Em agosto, esta relação estava em 68,75%. Em 2011, o resultado de setembro é o mais alto desde abril, quando a relação alcançava 80,80% - o pico do ano até agora.



Tags: Gasolina, etanol, combustíveis, Fipe, IPC.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência