Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 05/10/2011 | 12h59

PSA faz parceria com 23 universidades

Programa global se estende à Poli USP

Redação AB

Redação AB

A Universidade PSA Peugeot Citroën firmou acordo com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, dentro de um programa de parcerias em todo o mundo para favorecer a internacionalização das operações e a formação de engenheiros-pesquisadores da PSA Peugeot Citroën. Até 2012 o grupo pretende assinar 23 compromissos com universidades de prestígio na Europa, América Latina, Ásia e América do Norte, dos quais 16 para a área científica e os demais no campo do comércio, marketing e gestão. O foco, em todos os casos, são os desafios do automóvel do futuro.

A iniciativa visa a aumentar a atratividade que o Grupo PSA Peugeot Citroën em relação a profissionais talentosos e aperfeiçoar competências na empresa. Criada em 2010, a Universidade PSA Peugeot Citroën é considerada um instrumento essencial da transformação do grupo, oferecendo suporte no plano técnico e de gestão.

Em 2011 foram criadas disciplinas adicionais. Na França, surgiram as cátedras André Citroën, Modelagem Mecânica e Multifísica, estruturada com a Ecole Polytechnique de Paris, e PSA Peugeot Citroën, Robótica e Realidade Virtual, junto à Ecole des Mines ParisTech. As novas cátedras podem ser oferecidas em breve em outras regiões. Uma parceria já foi concretizada na área de interfaces homem-máquina, com a Universidade de Tongji (Xangai).

Rede de parceiros

O estreitamento dos laços com as melhores instituições acadêmicas foi o caminho escolhido para enfrentar os desafios tecnológicos, ambientais e sociais com os quais se depara a indústria automobilística. Paralelamente à atuação da Universidade PSA Peugeot Citroën, a Diretoria Científica do Grupo anunciou, em 2011, a criação de uma rede de OpenLabs, estruturas de pesquisa científica mistas para compartilhar estudos e meios experimentais do Grupo PSA com laboratórios de parceiros.

Os primeiros contratos concluídos foram: o Automotive Motion Lab, com a Universidade do Mediterrâneo e o Instituto da Ciência e do Movimento (ISM) de Marselha, e o OpenLab Electronics and Systems for Automotive, em Bordeaux, com o Laboratório de Integração do Material ao Sistema (IMS). Há estudos de parcerias em outros países, inclusive no Brasil.

A PSA estabeleceu também o StelLab – Science Technologies Exploratory Lean Laboratory, com estrutura de gestão e desenvolvimento de parcerias científicas. A missão do StelLab é coordenar os OpenLabs e criar uma rede interdisciplinar de intercâmbios e de diálogo entre especialistas da PSA Peugeot Citroën e cientistas para identificar e desenvolver as novas tecnologias e inovações dos veículos.



Tags: Universidade PSA Peugeot Citroën, Poli USP, pesquisa, inovação, Ecole Polytechnique de Paris, Universidade de Tongji.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência