Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 17/10/2011 | 18h18

Caminhões: estoque elevado

Fabricantes definem estratégias para P5 e P7

Luciana Duarte, para AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Foto: estoque de caminhões Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo

Luciana Duarte, para AB

As tendências sobre o comportamento do mercado de caminhões no fim do ano ainda não estão claras. As montadoras apostavam na corrida às compras, já que os preços vão subir de 8% a 15% com a introdução de motores Euro 5, que atendem aos limites de emissões do Proconve P7, em vigor a partir de janeiro. Confiantes nesse cenário, as empresas aceleraram as linhas de montagem, fazendo algum estoque de modelos Euro 3.

Com pátios cheios, surgem dúvidas agora sobre a velocidade de desova dessas reservas de veículos e o novo ritmo da produção até o fim de dezembro. Em setembro os emplacamentos de caminhões somaram 14.945 unidades, recuo de 9,11% em relação a agosto. Em relação ao mesmo mês de 2010 ocorreu avanço de 13,01%.

Automotive Business constatou que a Ford Caminhões, Mercedes-Benz e Scania, instaladas no ABC paulista, estão com volume expressivo de veículos em pátios alugados. Em entrevista recente, Oswaldo Jardim, diretor da Ford Caminhões, admitiu estoque maior de modelos Euro 3. “Nos pátios e nas concessionárias prevemos estoques de 120 dias de vendas no início do ano”, disse. Explicação: os veículos faturados até 31 de dezembro podem ser emplacados até fim de março.

Já a Mercedes-Benz atribuiu a existência de grande volume de caminhões, em terreno distante da fábrica, como parte da estratégia comercial da empresa. A Scania, por sua vez, preferiu não entrar em detalhes. “Nossos veículos são produzidos sob encomenda”, afirma Roberto Leoncini, diretor geral da operação brasileira.

Para Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, há soluções para evitar retração nas vendas em 2012. O executivo defende medidas como o Finame Verde, com taxas de 4,5%, equivalentes às do Pro-Caminhoneiro PSI, para estimular o cliente a comprar veículos Euro 5. “Estamos conversando com o governo para evitar os transtornos”, disse.

Seminário

Dia 25 de outubro, durante a Fenatran, a Anfavea promoverá a terceira edição do seminário "Diesel e Emissões em Debate", no hotel Holiday Inn Anhembi, em São Paulo, para tratar de temas relacionados à mudança na legislação de emissões. O evento será gratuito, mas com inscrições limitadas. Informações com Carolina Piovacari, em Automotive Business, pelo tel. 11 5095-8883.



Tags: Proconve P7, Ford, Mercedes, MAN, Scania, tecnologia de emissões.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência