Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Marketing e Lançamentos | 18/10/2011 | 12h40

Renault Fluence e Kangoo elétricos estão à venda na Europa

Lançamento implicou várias parcerias para o consumidor ter como abastecer o veículo

Mário Curcio, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Mário Curcio

De uma só vez, a Renault começou a vender dois modelos elétricos na Europa, o Fluence Z.E. e o Kangoo Z.E. As iniciais são de Zero Emission, já que não produzem poluentes quando rodam. O sedã custa em euros o equivalente a R$ 47,5 mil e o utilitário, cerca de R$ 33,5 mil. A Renault ainda não planeja trazê-los ao Brasil.

O lançamento da linha elétrica implicou bem mais que desenvolver veículos. Era preciso oferecer soluções no momento da recarga das baterias. A aliança Renault-Nissan fez parcerias com autoridades públicas, operadoras e empresas de distribuição de energia elétrica, centros comerciais e hotéis para que o comprador tenha abastecer seu carro.

Durante o Salão de Frankfurt, que ocorreu em setembro na Alemanha, a Renault afirmou que haverá cerca de 50 mil pontos de recarga em 2012. A montadora adotou baterias de íons de lítio e por contrato e é proprietária desses acumuladores. O comprador do carro assina um contrato de aluguel que lhe dá direito a ter sempre uma bateria carregada e a montadora se compromete a alugar acumuladores com mais de 75% de capacidade.

A autonomia (185 quilômetros) continua sendo um fator de limitação dos veículos elétricos e os novos Renault Z.E. não escapam dessa realidade. Por isso, são mais voltados ao uso urbano. O Fluence Z.E. atinge 135 km/h, bem menos que a versão brasileira, por exemplo, cujo motor flexível pode levá-lo a 200 km/h.

O Kangoo Z.E. também tem desempenho contido, mas traz como vantagem extra a possibilidade de transportar passageiros ou carga. Quando esteve no Brasil no início deste mês, o presidente mundial da aliança Renault Nissan, Carlos Ghosn, recordou a importância desse utilitário para a Renault em nível mundial. No Brasil, porém, a versão à venda está defasada em uma geração quando comparada à europeia. .



Tags: Renault, Fluence Z.E., Kangoo Z.E., Salão de Frankfurt, aliança Renault Nissan, Carlos Ghosn.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência