Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 01/11/2011 | 17h09

Unica reduz em 12% estimativa da safra de cana

Produção de etanol deve registrar queda de 19,68% no ano

Agência Brasil

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Daniel Mello, Agência Brasil

A moagem de cana-de-açúcar este ano será 12,29% menor que a de 2010, segundo estimativa da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), divulgada na terça-feira, 1º. A entidade reduziu em 4,26% a previsão de produção feita em agosto e, agora, apresenta uma expectativa de safra de 488,5 milhões de toneladas para as usinas do Centro-Sul do país.

A queda da moagem é, segundo a Unica, causada, principalmente, por uma redução de 18,2% na produtividade das usinas em comparação com o desempenho do ano passado. O envelhecimento dos canaviais e as condições climáticas desfavoráveis foram apontados pela entidade como os responsáveis pelo fato de o estado de São Paulo, maior produtor do país, ter registrado nesta safra a pior produtividade dos últimos 20 anos. Na média, as unidades do Centro-Sul deverão produzir menos de 70 toneladas por hectare.

De acordo com o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, o mau desempenho deve se repetir no próximo ano. “As variáveis mencionadas, somadas à expectativa de apenas quatro unidades produtoras iniciando moagem no próximo ano, deverão resultar em um crescimento tímido da produção na safra 2012”, ressaltou. Para ele, o problema só será superado com investimentos na renovação dos canaviais.

Este ano, a Unica estima que 51,81% da safra serão destinados à produção de 20,39 bilhões de litros de etanol, 19,68% menos que o alcançado em 2010. Desse total, 7,83 bilhões de litros serão de etanol anidro, para mistura com a gasolina, e 12,56 bilhões de litros de álcool hidratado, para abastecimento direto de veículos.

Em relação à produção de açúcar, a expectativa da entidade é que, com a destinação de 48,19% da cana moída, a produção atinja 30,8 milhões de toneladas, uma queda de 8,06% em relação à safra passada.

A queda da produção de etanol, segundo Padua, está sendo compensada com importações. “Mantida a tendência de vendas, os valores projetados, em especial para o etanol anidro, são suficientes para atender plenamente o mercado doméstico até o início da próxima safra”, avaliou o diretor.



Tags: Unica, etanol, safra, cana, usina, álcool, gasolina, abastecimento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência