Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 09/11/2011 | 18h45

Etanol é pior escolha que gasolina na cidade de São Paulo

Desvantagem ante o derivado de petróleo é pequena, mas persiste em novembro

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Agência Estado

Abastecer carros flexíveis com etanol continua trazendo ligeira desvantagem na cidade de São Paulo neste início de mês, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Segundo levantamento divulgado pela entidade nesta quarta-feira, 9, a relação entre o combustível vegetal e a gasolina subiu e continua acima da marca de 70% na capital paulista. Na primeira semana de novembro, atingiu o nível de 70,40%, superior a marca de 69,50% observada na última semana de outubro.

Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando seu preço representa mais de 70% do valor do combustível fóssil. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do etanol equivale a 70% da gasolina.

De acordo com cálculos da Fipe, o preço médio da gasolina subiu 0,26%, enquanto o do etanol cedeu 0,33% na primeira quadrissemana do mês (período de 30 dias terminado em 7 de novembro). Hoje, a Fipe informou que a inflação na capital paulista saltou para 0,53% no período em análise, ante 0,39% no fechamento de outubro.

Em entrevista à Agência Estado para comentar o resultado do indicador, o coordenador adjunto do IPC, Rafael Costa Lima, disse que a relação entre etanol e gasolina deve continuar estável, girando em torno de 70% até o início da nova safra de cana-de-açúcar, que começa em maio de 2012.

“A safra atual de cana não foi das melhores, o que deixou o preço do etanol elevado praticamente o ano todo. Muitos acabaram optando pela gasolina. A tendência é que a relação permaneça nesse nível (70%). Quando chega nessa marca, o consumidor, se quiser menor preço, tem de pesquisar posto a posto”, sugeriu.



Tags: Etanol, gasolina, combutível, Fipe, Rafael Costa Lima, cana-de-açúcar.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência