Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 16/11/2011 | 16h24

Renault amplia capacidade do centro de testes de motores elétricos

Polo de Lardy, na França, recebe investimento de € 28 milhões

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Como parte da estratégia para liderar as vendas de veículos sustentáveis até 2020, a Renault anuncia a expansão do polo de testes de motores elétricos, localizado na cidade de Lardy, na França. Com investimento de € 28 milhões, o centro ocupa agora uma área de 3.300 m², com mais de 100 bancos de experimentação.

Inaugurada em 2009, a unidade foi responsável pelos testes dos propulsores que equipam os carros da linha Z.E. (Zero Emissão) da marca. Os primeiros modelos a chegar ao mercado são as versões elétricas do Fluence e do Kangoo, apresentadas este mês na Europa (leia aqui). Até outubro do próximo ano estão previstos os lançamentos do subcompacto Twizy e do hatchback Zoe.

A Renault aponta que, em três anos de operação, os engenheiros do polo ganharam experiência em testes de tecnologias de propulsão elétrica. Com isso, o centro trabalha para continuar melhorando o desempenho e a durabilidade dos componentes dos veículos da nova família da marca. Em 2011, foram realizadas 170 mil horas de testes no polo.

Com o investimento, a unidade alcança um total de oito bancos de testes para os motores elétricos, capazes de ajustar eletrônica e potência dos propulsores, além de medir o desempenho. O centro dispõe ainda de seis bancos de experimentação de eletrônica e potência, para validar a resistência às mudanças repentinas de temperatura, 41 câmaras climáticas, que simulam o desgaste das baterias de íons de lítio (foto), além de 58 postos dedicados ao estudo de melhoria de desempenho e de uma segunda aplicação para as baterias.



Tags: Renault, teste, carro elétrico, motor, elétrico, Lardy, investimento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência