Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 06/12/2011 | 18h00

Simefre pede Finame Verde

Linha especial financiaria caminhões e ônibus Euro 5

Giovanna Riato, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

O Simefre, sindicato da indústria de equipamentos ferroviários e rodoviários, reforçou os pedidos do setor para que o BNDES crie o chamado Finame Verde, linha de financiamento para caminhões e ônibus equipados com motores que atendam a norma de emissões Proconve P7, ou Euro 5. O pedido foi feito durante o encontro anual da entidade, realizado nessa terça-feira, 6, em São Paulo (SP).

A linha especial do PSI, Programa de Sustentação do Investimento, financiaria 100% do bem, com juros fixos de 7% e prazo de pagamento de até 10 anos. As condições visam amortecer o impacto do preço até 15% superior dos veículos com as tecnologias SCR ou EGR necessárias para atender aos novos limites de emissões de poluentes. José Antônio Martins, presidente do Simefre e membro do conselho da Marcopolo, acredita quo financiamento ajudaria o setor a manter um bom ritmo de vendas no próximo ano.

Competitividade

Martins aproveitou o encontro para destacar a necessidade de aumentar a competitividade da produção nacional de ônibus e trens. “Nossa esperança está no anúncio das novas medidas do plano Brasil Maior”, declara. Um exemplo citado pelo executivo foi a desoneração de impostos sobre as contratações, que ficaram restritas a alguns setores, como o têxtil, e poderiam ser ampliadas.

O presidente do Simefre destacou ainda a importância de manter e determinar novas exigências para as empresas que planejam entrar no mercado nacional. Segundo ele, a China estabelece investimento mínimo de € 220 milhões para a instalação de fábricas locais, com obrigatoriedade da construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento.

A legislação do país asiático prevê ainda que o imóvel onde a planta será erguida tenha preço mínimo de € 91 milhões e que a produção passe de 5 mil unidades por ano no caso de ônibus. “Não podemos entregar o nosso mercado de bandeja para as empresas de fora”, defende.



Tags: Simefre, Finame Verde, BNDES, financiamento, Euro 5, Proconve P7, crédito, competitividade.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência