O conceito Ford Evos, apresentado no Salão de Frankfurt em setembro deste ano (leia aqui), mostra uma nova faceta durante a CES International 2012, feira de eletrônica que acontece entre 10 e 13 de janeiro nos Estados Unidos. O destaque será a possibilidade de usar a computação em nuvem para aumentar a personalização e a interação com o carro.
A tecnologia embarcada no esportivo permite que ele tenha acesso aos dados do motorista online. Para isso, basta que os arquivos e programas estejam salvos em nuvens de informação, servidores compartilhados na internet. A partir daí, o veículo passa a conhecer a agenda e as músicas do condutor, por exemplo, além de dados gerais, como condições climáticas e informações do trânsito.
Para a montadora, a tecnologia permite que o carro cumpra o papel de um assistente pessoal para administrar algumas rotinas e o transporte diário. Ao absorver dados sobre o comportamento e padrões de deslocamento do motorista, o modelo híbrido também pode selecionar a forma de condução mais econômica para o trajeto.
O Evos reúne ainda outros sistemas para garantir o bem estar ao volante. Entre eles o assento com monitoramento cardíaco (leia aqui) e o alerta contra alergias. Com o conceito, a Ford aponta para uma nova forma de interação entre os motoristas e os carros.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo