Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 13/12/2011 | 18h29

ANP divulgará lista de postos aptos para venda de diesel S-50

Relação de 3 mil postos deve sair até segunda-feira, 19

Sueli Reis, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Sueli Reis, AB

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgará até segunda-feira, 19, uma lista com pouco mais de 3 mil postos de abastecimento aptos para a venda do diesel S-50 a partir de 1º de janeiro de 2012. O combustível será fornecido para os novos caminhões e ônibus que atenderão as normas de emissões Proconve P-7, equivalente à Euro 5. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 13, pelo superintendente de abastecimento da ANP, Dirceu Cardoso Amorelli Junior, durante debate sobre a distribuição do diesel S-50 e do Arla 32 promovido pela TV Fenabrave.

Os 3 mil postos correspondem a 7,8% do total de pontos de abastecimento espalhados pelo País e deste total, 900 serão da rede distribuidora da Petrobras, número anunciado na semana passada (leia aqui). Os postos foram elencados pela ANP a partir de uma resolução publicada no dia 2 deste mês, que determina as novas regras para garantir o abastecimento de diesel de baixo teor de enxofre a partir do próximo ano. Os postos de combustíveis que têm número de bicos abastecedores de diesel superior ao número de bicos de gasolina e etanol deverão ofertar o diesel S-50 a partir de janeiro. A resolução também contempla o diesel S-10, cuja chegada ao mercado está prevista para 2013.

Amorelli ressalta que os 3 mil postos serão suficientes para atender a demanda inicial pelo combustível. “O volume permitirá cobertura total do território nacional porque estão estrategicamente localizados em todas as regiões do País. À medida que a demanda crescer, naturalmente outros postos serão adequados para o fornecimento do S-50.”

Sobre a distribuição do Arla 32, o diretor para postos de combustíveis da Fecombustíveis, Ricardo Haschimoto, destacou que os primeiros postos a vender o S-50 também fornecerão o Arla 32, agente redutor que deve ser utilizado nos veículos equipados com a tecnologia SCR. O presidente executivo da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, acrescentou que toda a rede de concessionários autorizada a distribuir diesel, hoje estimada em 800 pontos de atendimento, poderá revender o agente redutor em embalagens de 20, 200 e 1.000 litros.

Como não se trata de um combustível, o Arla 32 será regulamentado pelo Inmetro, órgão responsável pelo controle de qualidade do produto, tanto o nacional quanto o importado.



Tags: ANP, Euro 5, diesel, S-50, Fenabrave, Proconve P-7, Inmetro.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência