O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, confirmou que o governo está em processo de avaliação da extensão de medidas para incentivar a produção nacional de veículos a partir de 2013. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, Pimentel afirmou que uma das medidas é a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos nacionais, benefício que será concedido às montadoras que cumprirem as exigências determinadas pelo regime automotivo, cujas regras serão ditadas no decreto que o governo promete divulgar na quinta-feira, 15.
Pimentel informou que as regras atuais vigoram até o fim do próximo ano. Dentre elas, o aumento em 30 pontos porcentuais no IPI para fabricantes que não atingirem 65% de conteúdo produzido aqui, no Mercosul e México.
Os incentivos apresentados pelo Brasil têm sido criticados na Organização Mundial do Comércio (OMC), o que levou alguns governos a colocarem o tema na agenda de reuniões da organização. "Até onde eu participei das discussões, o que se está pensando são medidas para mais longo prazo", disse o ministro, que está em Genebra, Suíça, em reunião com os ministérios do Comércio do Bric.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo