Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 20/12/2011 | 18h38

Petrobras atinge recorde de importação de gasolina

100 barris/dia são quase um quarto do consumo diário do País

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Petrobras atingiu nesta semana nível recorde de importação de gasolina, de 100 mil barris por dia, informou a estatal nesta terça-feira, 20. Esse volume é quase um quarto de todo o consumo do País, de 449 mil barris diários. Com o resultado, a estatal revisou para cima a média de importações em 2011, de 45 mil para 47 mil barris/dia.

O consumo interno de gasolina cresceu 23,2% até novembro na comparação com o acumulado de 2010. A Petrobras aumentou as importações do combustível para compensar a queda na produção de etanol.

"O consumo de gasolina está diretamente relacionado ao aumento do poder de compra da população, além disso, houve quebra na safra de cana, o que deixou o preço do etanol pouco competitivo", disse o diretor de abastecimento, Paulo Roberto Costa.

Em 2012 este cenário de alta do consumo de gasolina deve continuar. As expectativas da empresa são de um aumento de 21% na demanda na comparação com 2011, com pico de consumo no primeiro trimestre.

"O auge do consumo de gasolina costuma ser nas férias de verão, onde as pessoas costumam viajar de carro. Depois essa demanda cai e a de diesel aumenta, em função do início da colheita das safras agrícolas", explicou.

Um agravante apontado para 2012 pelo diretor da Petrobras é a capacidade de refino da estatal, que atingiu o limite em 2011. As novas refinarias, ainda em construção, só começarão a produzir em 2013 e apenas diesel, não gasolina.

Com informações da Reuters.



Tags: Petrobras, gasolina, etanol, importação, combustível, barril, Paulo Roberto Costa.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência