Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Política e Legislação | 30/12/2011 | 08h24

Fábrica da BMW no País depende do IPI

Empresa defende mudança na política sobre tributo

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Lisandra Paraguassu, Agência Estado

O presidente da BMW no Brasil, Henning Dornbusch, esteve na quinta-feira, 29, com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para pedir uma mudança na política do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de automóveis importados para empresas que tenham planos de se instalar no Brasil. Ele afirmou que a empresa tem planos de construir uma fábrica e já procura locais, mas a decisão ainda não foi tomada porque aguarda "definição de uma política com relação às empresas que estão entrando com novos investimentos no País".

Dornbusch recebeu a resposta de que o governo está estudando o tema. "Não somos a única empresa que leva a mesma preocupação para o governo. O governo está ciente disso e está trabalhando para uma solução. Temos que aguardar", disse o executivo, explicando que a decisão de montar fábrica no Brasil ainda não está 100% confirmada por conta da alta no IPI.

"Primeiro queremos definir com relação ao governo qual será a política para novos investimentos. Após definido isso, a BMW irá se pronunciar sobre onde serão, qual Estado onde serão alocados os novos recursos", disse. "A questão básica é: os novos investimentos que entram no Brasil têm prazo de maturação para gerar receitas. Durante esse período, como você lida com esse fluxo operacional? Esse é o grande entrave hoje que as empresas têm no Brasil quando vêm se instalar", avaliou.

Há cerca de duas semanas o presidente-executivo da BMW mundial, Norbert Reithofer, disse em entrevista a agências internacionais que a intenção da empresa é aumentar a presença nos mercados emergentes e a decisão de montar uma fábrica no Brasil estaria, sim, tomada.



Tags: BMW, IPI, automóveis importados, fábrica de veículos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência