Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Automóveis e Comerciais Leves | 30/12/2011 | 10h18

Confira os 10 carros mais vendidos no mundo

Ranking da Forbes foi preparado pela IHS

Forbes

Redação AB, com informações da Forbes

Em colaboração com a consultoria IHS Global, a Forbes divulgou uma relação prévia dos carros que mais fizeram sucesso em 2011, um ano em que terremotos, tsunami, inundações recordes e iene fortalecido penalizaram as fabricantes japonesas. As vendas globais da Toyota recuaram 6% e a empresa perdeu posição no ranking para General Motors e Volkswagen.

Apesar de todos os transtornos, a Toyota teve o Corolla (foto) como best-seller mundial. Fabricado em 15 países (há uma nova fábrica no Mississippi) e vendido em mais de 140 mercados, o veículo constitui a definição perfeita de um carro econômico, segundo a Forbes: é pequeno, barato, confiável e demonstra eficiência no consumo de combustível. A fabricante projeta a venda de 1,02 milhão de Corollas este ano, 2% acima do volume obtido em 2010, de acordo com a previsão da IHS Global Insight, cujos números oficiais de vendas serão anunciados em janeiro.

Foi um ano ainda mais difícil para a Honda Motor, que foi duramente atingida pela escassez de peças relacionadas com desastres naturais do ano. As opiniões sobre o novo Civic também não foram unânimes e as vendas caíram 12,5% sobre 2010. Há dois anos, o Civic foi o quinto carro mais popular do mundo. Este ano, com vendas de 555.071, não ficou sequer entre os Top 10.

Os concorrentes aproveitaram os problemas dos fabricantes japoneses. A Volkswagen e as montadoras coreanas Hyundai Motor e Kia Motors saltaram à frente na corrida global de vendas. O Hyundai Elantra, conhecido como Avante na Coréia, já é quase tão popular quanto o Corolla, com uma previsão de 1,01 milhão de unidades vendidas. Dois anos atrás, não estava ainda no Top 10.

O subcompacto Kia Rio , recentemente redesenhado, está classificado em nível mundial em quinto lugar, com vendas estimadas de 815 mil unidades, mas cerca de 500 mil correspondem à geração anterior, construído e comercializado no Irã pela joint venture Saipa, que controla metade do mercado iraniano.

A Volkswagen, que pretende se tornar a maior montadora do mundo até 2018, está pegando ritmo, segundo a IHS. A linha de veículos redesenhados de pequeno e médio porte interessou aos compradores de carros ao redor do globo em 2011 e teve três deles, Jetta, Golf e Passat, entre os carros best-sellers.

Uma das características comuns aos mais vendidos é serem modelos globais, distribuídos em muitos países com pequenas modificações para atender regulamentações regionais. Os benefícios dessa estratégia são custos mais baixos para ferramental, desenvolvimento e produção e as marcas mais fortes. A General Motors e a Ford Motor têm se movido nessa direção. O Ford Focus e o Fiesta estão classificados em quarto e sexto, respectivamente, no ranking, enquanto o Chevrolet Cruze aparece em nono lugar na relação.

A questão que fica para resposta em 2012 é a possível recuperação da Toyota e da Honda. Rebecca Lindland, analista sênior da IHS Global Insight, pensa que será haverá ainda dificuldades para as japonesas, uma vez que outras empresas elevaram o jogo.

Os Top 10 de 2011

1º Toyota Corola
O primeiro do ranking lobal teve 1,02 milhão de unidades comercializadas, 2% acima do volume de 2010.

2º Hyundai Elantra
Conhecido como Avante na Coréia, já é quase tão popular quanto o Corolla, com 1,01 milhão de unidades. Dois anos atrás não aparecia ainda no Top 10.

3º Wuling Sunshine
O veículo produzido em joint venture com a GM vendeu 943 mil unidades.

4º Ford Focus
O novo Focus, agora virtualmente o mesmo nos mercados globais, é uma resposta à estratégia “One Ford”. Vendeu 919 mil unidades.

5º Kia Rio
O veículo foi recentemente redesenhado para mercados como o norte-americano, mas a versão anterior responde por vendas acima de 500 mil unidades entre as 815.337 comercializadas.

6º Ford Fiesta
O Ford Fiesta, que já chegou ao Brasil, registrou a venda de 781.147 mil unidades.

7º Volkswagen Jetta
A popularidade do veículo assegurou a comercialização de 745 mil unidades em todo o mundo.

8º Toyota Camry
O carro mais vendido na América do Norte é também popular globalmente, com a venda de 726 mil unidades.

9º Chevrolet Cruze
O novo veículo da General Motors registra vendas fortes em diversos países, não apenas nos Estados Unidos. Com a produção crescente, dobrou as vendas em 2011, para 691 mil unidades.

10º Volkswagen Golf
O tradicional campeão de vendas é um dos três carros que a marca estimula para chegar à liderança global de vendas. Em 2011 teve 648 mil unidades comercializadas.



Tags: Forbes, IHS Global, Toyota, Corolla.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência