Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Motociclos | 04/01/2012 | 16h05

Venda de motos bate recorde

Volume superou 2008, até então o melhor ano do setor

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Mário Curcio, AB

As vendas de motos em 2011 bateram o recorde do setor. No ano passado foram emplacadas 1.940.564 unidades, ante 1.925.514 motocicletas em 2008, até então o melhor período para o segmento. Na comparação com 2010, o ano que terminou foi 7,6% melhor para o segmento.

A Honda fechou 2011 com 78,82% de participação do setor, mais que os 77,56% de 2010. As quatro motocicletas mais vendidas no Brasil têm esta marca: CG 150 (457.993 unidades emplacadas), CG 125 (405.147), Biz 125 (222.684) e Bros 150 (201.562). A Yamaha se mantém no segundo posto entre as fabricantes, mas sua participação caiu de 12,03% em 2010 para 11,58% em 2011.

A disputa pelo terceiro lugar teve vitória apertada da Dafra, com 2,27% do mercado, ante 2,12% da Suzuki. A Kasinski fechou o ano na quinta posição, com 1,6%. Em sexto está a Shineray (0,62%), que vem ganhando espaço especialmente com produtos de baixa cilindrada vendidos no Nordeste.

Esta região, aliás, consolidou-se como a mais significativa para o setor, com 34,8% dos emplacamentos, ante 34% do Sudeste. O Sul respondeu por 10,8% do mercado brasileiro de motocicletas. As regiões Norte e Centro-Oeste, tiveram, respectivamente, 10,3% e 10% de participação.

A consultoria MB Associados estima para 2012 um crescimento de 7,5% do segmento: “A alta no salário mínimo vai impactar positivamente o setor”, afirma a diretora e sócia da empresa, Tereza Dias da Silva. Ela também acredita que o aumento do salário mínimo tende a reduzir a inadimplência e com isso melhorar a concessão de crédito ao setor.

Confira entrevista com Flávio Meneghetti, presidente da Fenabrave



Tags: Motos, motocicletas, emplacamentos, Honda, Yamaha, Kasinski, Suzuki, Shineray.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência