Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Política e Legislação | 05/01/2012 | 11h18

Chineses planejam subsídio a veículos

Novas medidas do governo devem substituir cortes de impostos

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Agência Estado

O governo chinês esboçou um plano para estimular o consumo que inclui subsídio à compra de veículos e produtos eletroeletrônicos nos próximos anos, disse um funcionário do ministério do comércio em entrevista ao jornal local China Daily.

Huang Hai, membro de um comitê de política econômica e comercial do ministério, afirmou que há novas medidas de estímulo sendo traçadas para substituir os recentes cortes de impostos sobre automóveis e utensílios domésticos, que estão perto de expirar.

As medidas tentam suavizar o impacto da crise internacional sobre a economia da China, que, por sinal, é o maior importador de produtos brasileiros. Só no primeiro semestre do ano passado, o país asiático gastou US$ 20 bilhões com mercadorias do Brasil, quase o dobro do segundo maior cliente dos brasileiros, os Estados Unidos, que destinaram US$ 11,7 bilhões a produtos do País.

“O Ministério do Comércio desenhou uma proposta para dar continuidade aos programas de estímulo nos próximos anos, mas de forma diferente, e espera-se que incluam veículos e itens relacionados a imóveis, como utensílios domésticos”, afirmou Huang.

A China tem mais de 200 milhões de veículos em circulação, sendo 99 milhões de automóveis e 102 milhões de motos, segundo dados oficiais. O país tem, portanto, menos de um carro para cada dez habitantes. Para chegar a uma proporção parecida com a do Brasil (um veículo para cada seis habitantes, sem contar motos), os chineses teriam de dobrar a atual frota de automóveis. Só no primeiro semestre do ano passado, 7,6 milhões de carros foram vendidos no país asiático.



Tags: China, Ministério do Comércio, Huang Hai, veículos, subsídio.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência