Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 06/01/2012 | 09h55

Hyundai eleva investimentos e foca o Brasil

Grupo coreano investirá US$ 12,2 bilhões em 2012

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Hyundai Motor, liderada pela montadora da Coréia do Sul, anunciou que fará investimentos de US$ 12,2 bilhões em 2012. O montante representa o maior na história do grupo e tem como finalidade garantir a evolução do emprego e elevar a competitividade da companhia por meio de atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Dos aportes totais, US$ 7,8 bilhões serão aplicados em modernização e construção de instalações e US$ 4,4 bilhões a P&D. Deste último bolo, 90% referem-se a aplicações no segmento de automóveis, para a criação de veículos amigáveis ao meio ambiente e com menor consumo de combustível.

Dos investimentos em instalações, US$ 2,6 bilhões serão gastos em modernização e construção de fábricas na Coréia do Sul e outros países, atendendo a expansão da Hyundai Motor e da Kia Motors, além de reforçar as redes de vendas e aftermarket.

Vendas globais

De acordo com a agência de notícias Reuters, a Hyundai e a Kia projetam, em conjunto, a venda de 7 milhões de veículos em 2012. Os negócios serão impulsionados por lançamentos como as novas versões do Santa Fé e do Kia Cee’d. Apesar de pretender manter a quinta posição no ranking global de vendas, o grupo coreano espera redução no ritmo de crescimento, para 6%. Nos anos anteriores a empresa registrou avanços de dois dígitos. A expansão mais modesta faz parte da estratégia para garantir a lucratividade.

Segundo lista preparada pela Forbes, o Hyundai Elantra (conhecido como Avante na Coréia) foi o segundo carro mais vendido no mundo em 2011, com 1,01 milhão de unidades. O best seller foi o Corolla, com 1,02 milhão de unidades. Já o Kia Rio aparece em quinto lugar na relação, com 815,3 mil unidades comercializadas.

Resultados no Brasil

Hyundai e Kia emplacaram juntas 192.054 veículos no Brasil em 2011. A Hyundai foi a sexta colocada no ranking de vendas, com 114.861 unidades e 5,67% de participação, atrás da Ford (313.990 unidades e 9,17%) e Renault (194.283 unidades e 5,67%). A marca emplacou 62.266 automóveis (2,35% no segmento) e 52.595 comerciais leves 96,77%).

A Kia ficou com 2,25% das vendas internas no ano passado, o equivalente a 77.193 unidades, das quais 47.774 automóveis (1,80% do segmento) e 29.419 comerciais leves (3,79%).

Investimentos no País

A Hyundai pretende colocar em operação sua fábrica no Brasil, em Piracicaba, SP, até o final deste ano e operar com plena capacidade em 2013. A empresa poderá montar até 150 mil unidades do compacto HB, depois de investir US$ 600 milhões. Outros US$ 250 milhões serão aplicados no empreendimento por oito fabricantes de autopeças coreanos, que vão estar ao lado da fábrica.

"O Brasil será um dos mais importantes mercados para a Hyundai no mundo", disse o vice-presidente mundial do grupo, Jong-Woon Shin, ao participar do lançamento da pedra fundamental da fábrica paulista, em fevereiro de 2011, ao lado do governo paulista, Geraldo Alckmin.

A empresa tem planos ambiciosos no País, alimentando a operação local com veículos importados da Coreia do sul e também o Tucson e os caminhões leves produzidos na planta da Caoa, em Anápolis, GO.



Tags: Hyundai Motor, Kia, Rio, Cee’d, Santa Fé, Elantra.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência