Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 10/01/2012 | 19h15

Brasil importa etanol de milho e exporta o de cana

Importações de álcool dos Estados Unidos bateram recorde em 2011

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Agência Estado

O Brasil importou 1,1 bilhão de litros de etanol dos Estados Unidos em 2011, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O volume é recorde e muito superior aos 74 milhões de litros importados em 2010.

Segundo a Secex, as importações de etanol dos Estados Unidos representaram 96,7% do total importado pelo Brasil em 2011, que atingiu perto de 1,14 bilhão de litros. As operações foram realizadas principalmente via Região Nordeste, onde o preço menor do frete garante margem maior para a operação. Em dezembro, a importação foi recorde histórico para um único mês, atingindo 279,71 milhões de litros, ante 152,2 milhões em novembro e 132,32 milhões em outubro. A menor produção de etanol em 2011/12 levou ao aumento das importações do biocombustível.

Já as exportações do produto caíram 54,7%, para 1,96 bilhão de litros, de acordo com a Secex. Já as exportações de etanol para os Estados Unidos subiram de 313,4 milhões de litros em 2010 para 663,925 milhões. O aumento foi impulsionado pelos prêmios pagos pelos Estados Unidos para o etanol avançado, categoria em que o etanol de cana-de-açúcar está incluído, por ter ciclo de emissões reduzidas em relação ao álcool de milho, graças à maior produtividade da cana e reabsorção de CO2 nas plantações. Com o prêmio pago pelo produto brasileiro, o Brasil pôde exportar etanol de cana e importar etanol de milho e ainda ganhar um prêmio na operação. Em 2012, a expectativa é de que as exportações para os Estados Unidos podem crescer ainda mais com a queda da tarifa de importação a partir de 31 de dezembro de 2011.



Tags: Etanol, álcool, biocombustível, cana-de-açúcar, milho, EUA, comércio exterior.

Comentários

  • stefani

    obg por ter me ajudado do trabalho

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência