Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 12/01/2012 | 17h40

PSA Peugeot Citroën vendeu 3,5 milhões de veículos no mundo

Em 2011, grupo realizou 42% dos negócios fora da Europa

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A PSA Peugeot Citroën encerrou 2011 com 3,54 milhões de veículos vendidos globalmente. O volume representa recuo de 1,5% na comparação com o resultado do ano anterior. A queda é reflexo da retração do mercado europeu. A companhia comemora, no entanto, mais um avanço no processo de internacionalização, com 42% das vendas mundiais realizadas fora da Europa. A intenção é ampliar este porcentual para 50% até 2015.

Na Europa as vendas do Grupo desaceleraram 6,8%, para 2,04 milhões de unidades. A queda foi superior a do mercado da região em geral, que teve retração de 0,6%. Com isso, as marcas sofreram uma leve perda de participação para 13,3%. Na América Latina a PSA superou a marca de 300 mil veículos vendidos pela primeira vez, com 326 mil unidades e alta de 8% sobre 2010. Houve leve avanço de 0,1 ponto porcentual no market share, para 5,5%. As vendas foram puxadas pelo lançamento do Peugeot 408 e do Citroën C3 Picasso.

O mercado chinês de carros de passeio avançou mais timidamente depois de anos de crescimento vertiginoso, com expansão de 3,3%. A PSA Peugeot Citroën concretizou a estratégia para a região e garantiu participação de 3,4%, com 404 mil carros. Já a Rússia manteve o ritmo acelerado de crescimento do mercado, que avançou 39% para 2,66 milhões de unidades. O Grupo abocanhou uma fatia de 2,7% e comercializou 75 mil veículos.

Expectativas para 2012

A companhia pretende reforçar a ofensiva internacional, já que espera uma nova retração das vendas na Europa. Para garantir os volumes na região, o Grupo prepara quatro grandes lançamentos: Peugeot 4008 e 208 e Citroën C4 Aircross e DS5.

A estratégia para a América Latina inclui a venda do Peugeot 308 a partir de fevereiro e da linha DS da Citroën no meio do ano. Na China a empresa lança a pedra fundamental da terceira fábrica da DPCA, joint venture com a Dong Feng Motors, e inaugura a parceria com a Changan. Na Rússia a PSA investe no aumento da capacidade da fábrica de Kaluga.



Tags: PSA PEugeot Citroën, venda, global, negócios, carro.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência