Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mundo Digital | 12/01/2012 | 17h53

Veículos puxam queda do índice de satisfação do consumidor

Pesquisa da ESPM avalia dados coletados nas redes sociais

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), criado pela ESPM e que reúne a avaliação de consumidores a partir de coleta de dados nas redes sociais, apurou em dezembro o menor nível para a indústria automobilística em nove edições do levantamento, 51,8% sobre o resultado de novembro, quando o índice foi de 60,9%.

A queda de 9,1 pontos porcentuais da indústria de veículos foi a maior registrada dentro do setor de bens de consumo, um dos cinco avaliados no estudo da ESPM. A pesquisa mede mensalmente a percepção dos consumidores com relação a 43 empresas divididas entre os setores varejo, informação, bens de consumo, financeiro e health care. Cada um deles são formados por subssetores, dentre eles o automotivo, no qual são avaliadas as percepções para as quatro líderes do mercado, Fiat, Ford, GM e Volkswagen.

O setor de bens de consumo passou de 70,6% de satisfação em novembro para 67,7% em dezembro, puxado pelo resultado negativo da indústria automobilística.

De acordo com a pesquisa, o que derrubou o índice do setor foi um protesto disseminado pelas redes sociais, escrito por um consumidor anônimo intitulado Boicote ao carro 0km, que abordou a responsabilidade das montadoras pelo aumento do IPI para veículos importados e questionou a qualidade dos modelos nacionais. Outra informação que colaborou para a queda foi a divulgação de um levantamento da Confederação Nacional das Empresas de Seguros, indicando os modelos de carros mais roubados em 2011.



Tags: ESPM, setor automobilístico, INSC, redes sociais.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência