NOTÍCIAS
13/01/2012 | 14h00

Mercado e Negócios

Setor automotivo pode crescer mais que o esperado

Consultoria prevê 2012 melhor do que as próprias fabricantes


Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Em estudo apresentado recentemente, a Tendências Consultoria Integrada revelou números mais otimistas para a cadeia automotiva em 2012 (veja aqui) que aqueles divulgados pela Anfavea, associação que reúne as montadoras instaladas no Brasil. Enquanto os fabricantes preveem alta de 2% na comparação com o ano anterior, a Tendências estima 3,53 milhões, alta de 3,7%.

A venda de veículos no mercado interno em 2012 estimada pela Tendências atinge quase 3,9 milhões de unidades, com alta de 7,2%. Mais conservadora, a Anfavea prevê alta de até 5%. Para as máquinas agrícolas, a consultoria estima comercialização de 68,5 mil unidades, alta de 5,1%, enquanto a Anfavea prevê apenas a repetição neste ano das 65,7 mil unidades de 2011, crescimento zero.

O projeção de exportações é de queda pela associação dos fabricantes (510 mil unidades, 5,5% a menos que em 2011), mas de alta pela Tendências, que estima o envio de 557,2 mil veículos ao exterior, crescimento de 2,8%. A expectativa de alta para o setor de motocicletas também é mais conservadora pela Anfavea, 7,5% a mais que em 2011. Para a Tendências, o mercado vai absorver 8,1% a mais de motos este ano, alcançando 2,087 milhões de unidades.

[ voltar ]
Comente essa notícia

Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail. Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

JUSTO PELO PECADOR - 16/05/2012

Em junho próximo, motoristas e empresas devem se preparar para novas exigências, que tornarão mais difícil transferir pontos, gerados por multas, da carteira de um motorista para outro.



Esta coluna é apoiada por:
[+] [outros artigos]

EVENTOS


7 e 8 de agosto
Lean Summit 2012
O maior evento de Gestão Lean do Brasil reúne executivos e casos de grandes empresas
Porsche, GM, Volkswagen, Mercedes-Benz, Scania e MAN (Volkswagen Caminhões) representam os cases das montadoras que estarão presentes.
Mais informações em www.lean.org.br/leansummit2012.
Tel. (11) 5571-0804

24 de maio de 2012
Seminário Modeling and Simulation of Automotive Systems with MATLAB and Simulink
15 de maio de 2012
NIDays 2012
Mais informações em brasil.ni.com/nidays
24 de maio de 2012
Simpósio SAE BRASIL de Materiais
Mais informações em saebrasil.org.br

DICIONÁRIO

Disco ventilado
Esse tipo de freio normalmente é montado na dianteira do veículo, que recebe maior carga no instante da frenagem. Tem regulagem automática de folga entre as pastilhas e o disco, o que melhora a ventilação. O recurso diminui a perda de eficiência por superaquecimento, problema que pode afetar os discos sólidos no uso contínuo e é mais comum ainda nos freios a tambor. Para carros esportivos é comum adotar discos ventilados também na traseira.