Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 15/01/2012 | 15h35

É oficial: a Ternium entra na Usiminas

Empresa tem 27,66% de participação na siderúrgica mineira

Redação AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Notícia publicada pela Agência Estado na sexta-feira, 13, assinada por Fernanda Guimarães, registra que a entrada da Ternium na Usiminas será oficializada nesta segunda-feira, 16, quando o acordo final da operação será assinado, em Belo Horizonte. A empresa argentina fechou no fim de novembro a compra da participação na siderúrgica mineira por cerca de R$ 5 bilhões. A fatia foi adquirida da Camargo Corrêa e da Votorantim, que, juntas, tinham 26% das ações com direito a voto, e do fundo de empregados da Usiminas, que também vendeu parte dos seus papéis.

A chegada da nova acionista será referendada na Assembleia dos Acionistas da companhia, em abril. Nessa ocasião, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), apesar de perder a disputa para a Ternium, deverá reivindicar o seu direito a um assento no Conselho de Administração da empresa. Ao longo do ano passado, a companhia presidida por Benjamin Steinbruch acumulou 20,14% das ações preferenciais e 11,66% das ações ordinárias. Segundo a lei das S/As, para se ter direito a uma cadeira é necessário ter 15% das ações ordinárias ou 10% das preferenciais.

O grupo japonês Nippon Steel segue sendo acionista majoritário da Usiminas, agora com 29,45% das ações ordinárias, e o grupo ítalo-argentino Ternium/Tenaris entra com 27,66%.

A Ternium, subsidiária do grupo Techint, que tem sede em Luxemburgo, é a segunda maior siderúrgica da América Latina, atrás da Gerdau. A empresa produz aços planos e longos em unidades na Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala e México.



Tags: Usiminas, Ternium, Camargo Corrêa, Votorantim, CSN, Nippon Steel.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência