Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 20/01/2012 | 16h25

Scania entrega mais um lote de ônibus a etanol para São Paulo

Cidade passa a contar com 60 modelos

Sueli Reis, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Sueli Reis, AB

A Scania realizou na sexta-feira, 20, a entrega de dez ônibus movidos a etanol para a cidade de São Paulo, cujo contrato de venda foi assinado em junho passado com a Viação Tupi, operadora de transporte público da cidade. Os novos veículos, modelo K 270 6x2 de 15 metros de comprimento, somam-se a outros 50 que rodam nas ruas da Zona Sul desde maio de 2011 pela Viação Metropolitana.

Segundo o gerente de vendas de ônibus da Scania, Wilson Pereira, a negociação com outras empresas do setor de transporte está adiantada. “A perspectiva para este novo produto é muito positiva, entretanto, uma maior demanda dependerá da autorização e liberação por parte das prefeituras.”

O executivo ressalta que o veículo é 100% nacional, com chassi e motorização produzidos na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista. Os ônibus, que serão abastecidos com etanol E95, 95% etanol e 5% de aditivo promovedor de ignição, reduzem em até 90% a emissão de material particulado com relação aos modelos tradicionais movidos a diesel, e corta em 80% gases poluentes como CO e NOx. Pereira revela que o preço do ônibus a etanol varia de 10% a 15% acima do valor de um ônibus de mesmo modelo movido a diesel.

A intenção da Scania é promover o ônibus a etanol em outras cidades do País. Para o gerente de vendas, a Petrobras poderá ser um importante mediador com o governo federal para que a tecnologia possa chegar a outros estados e municípios. Enquanto o modelo não ganha proporção nacional, terá espaço reservado, pelo menos por enquanto, no Estado vizinho, o Rio de Janeiro. O ônibus a etanol será apresentado durante o Rio +20, evento que abrigará a Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, marcada para junho deste ano na capital fluminense.

Além de São Paulo, apenas o país sede da Scania, Suécia, possui operação comercial com ônibus movidos a etanol, na cidade de Estocolmo, para a qual a montadora já forneceu 800 unidades abastecidas com etanol brasileiro.

ECOFROTA

A entrega dos ônibus a etanol faz parte do Programa Ecofrota, da Prefeitura de São Paulo, lançado em fevereiro de 2011, com o objetivo de reduzir progressivamente a utilização de combustíveis fósseis em veículos do transporte público. Presente no evento de entrega, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, informou que em 2011 os ônibus a etanol consumiram investimento de R$ 40 milhões e acrescentou que 100% da frota atual, composta por 15 mil ônibus, tem alguma intervenção do programa.

Pelos dados da prefeitura, 1,2 mil ônibus são abastecidos com B20, mistura de 20% de biodiesel de grãos com diesel mineral, o que segundo a administração da cidade, reduz em até 22% a emissão de material particulado, 13% de monóxido de carbono e 10% de hidrocarbonetos. Outros 160 ônibus estão rodando com B10, diesel comum misturado com 10% de diesel de cana-de-açúcar, enquanto o restante da frota utiliza o B5, mistura de diesel de petróleo adicionado a 5% de biodiesel.

Pelos dados da SPTrans, a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo e a prefeitura renovaram 80% da frota de ônibus da capital entre janeiro de 2005 e dezembro de 2011, o que corresponde pouco mais de 12 mil ônibus.



Tags: Scania, ônibus, etanol, Viação Tupi, Viação Metropolitana, prefeitura, SPTrans, P 270, Euro 5.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência