NOTÍCIAS
23/01/2012 | 17h43

Caminhões e Ônibus

Implementos: depois de recorde, ano difícil

Restrição ao crédito pode reduzir vendas de rebocados e carrocerias


Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Assim como aconteceu com o mercado de caminhões, as vendas de implementos rodoviários foram recorde em 2011, mas o desempenho foi bastante desigual entre o segmento de semirreboques, que permaneceu estagnado, e o de carrocerias sobre chassis, que sustentou o crescimento do ano, segundo dados divulgados na segunda-feira, 23, pela associação dos fabricantes, a Anfir. Com restrição ao crédito pelo BNDES/Finame, a entidade espera um ano difícil pela frente.

Os emplacamentos de rebocados e as instalações de implementos sobre chassi no País atingiram em 2011 o total de 190.825 unidades, volume 12% superior ao de 2010, com 170.283. Contudo, as vendas de semirreboques ficaram praticamente paradas, com tímido avanço de 0,32% na comparação anual, somando 59.441 veículos. Já as carrocerias sobre chassis saltaram 18,3%, para 131.384.

FATORES DE BAIXA

De acordo com a avaliação da Anfir, o desempenho desigual é devido a dois fatores combinados: crédito do BNDES/Finame mais apertado e antecipação de compras de caminhões Euro 3, com consequente redução das vendas de semirreboques. O mesmo não ocorreu com os implementos sobre chassis porque esse tipo de caminhão não pode operar sem a incorporação do seu respectivo equipamento de carga, ao contrário dos cavalos-mecânicos, que podem puxar diversos tipos de carretas independentes do veículo.

O adiamento da compra de semirreboques aconteceu em função do maior direcionamento dos recursos dos frotistas para a aquisição de caminhões com motorização Euro 3, mais barata do que a Euro 5 usada por todos os veículos diesel no País desde 1º de janeiro, em cumprimento à legislação de emissões do Proconve P7. Também houve redução de 100% para 70% do montante financiável pelas taxas atraentes do Finame, o que provocou retração ainda maior no mercado dos implementadores – e pode continuar a puxar o mercado para baixo em 2012.

PERSPECTIVA NEGATIVA

Para a Anfir, o desaquecimento de vendas registrado no segundo semestre indica que o resultado deste ano pode ser inferior ao de 2011. “Essa redução de ritmo não dá demonstrações de que vá parar porque as regras de financiamento não foram alteradas”, alerta em nota Rafael Wolf Campos, presidente da associação.

O governo não sinalizou nenhuma mudança no Finame e, caso o montante financiável não seja elevado, a entidade avalia que o setor não aproveitará o crescimento econômico para o País. “Se houver uma mudança ampliando o acesso ao crédito o quadro com certeza mudará”, afirma Mario Rinaldi, diretor executivo da Anfir.

Veja aqui o desempenho detalhado dos fabricantes de implementos rodoviários em 2011.

[ voltar ]
Comente essa notícia

Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail. Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

JUSTO PELO PECADOR - 16/05/2012

Em junho próximo, motoristas e empresas devem se preparar para novas exigências, que tornarão mais difícil transferir pontos, gerados por multas, da carteira de um motorista para outro.



Esta coluna é apoiada por:
[+] [outros artigos]

EVENTOS


7 e 8 de agosto
Lean Summit 2012
O maior evento de Gestão Lean do Brasil reúne executivos e casos de grandes empresas
Porsche, GM, Volkswagen, Mercedes-Benz, Scania e MAN (Volkswagen Caminhões) representam os cases das montadoras que estarão presentes.
Mais informações em www.lean.org.br/leansummit2012.
Tel. (11) 5571-0804

24 de maio de 2012
Seminário Modeling and Simulation of Automotive Systems with MATLAB and Simulink
15 de maio de 2012
NIDays 2012
Mais informações em brasil.ni.com/nidays
24 de maio de 2012
Simpósio SAE BRASIL de Materiais
Mais informações em saebrasil.org.br

DICIONÁRIO

Suspensão
A suspensão é o sistema de molas, amortecederoes e braços utilizados para reduzir o impacto da irregularidade da pista aos ocupantes do veículo. A suspensão também é responsável pela estabilidade do veículo.

01 – Junta Homocinética Fixa
02 – Coifa
03 – Junta Homocinética Deslizante
04 – Batente
05 – Amortecedor
06 – Pivô
07 – Terminal de Direção
08 – Tirante
09 – Bucha da Suspensão
10 – Terminal Axial
11 – Eixo Interconector
12 – Tirante da Barra Estabilizadora
13 – Coxim Superior do Amortecedor
14 – Mola Helicoidal