Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 27/01/2012 | 13h38

MAN e Comil criam ônibus off-road

Primeiras unidades vão para setor de mineração

Sueli Reis, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Sueli Reis, AB

A MAN Latin America, detentora da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a encarroçadora Comil entrou em um novo nicho no mercado de chassis ainda pouco explorado no Brasil, a de ônibus off road. Em 2011, por meio de encomendas especiais de clientes do setor de mineração e construção civil, a montadora introduziu em seu portfólio o primeiro modelo de ônibus fora de estrada, o VW 15.190 EOD, tradicionalmente 4x2, configurado na versão 4x4.

As primeiras dez unidades foram entregues no ano passado, das quais seis foram vendidos para a Transbrasiliana, empresa do ramo de transporte de passageiros em linhas regulares e de fretamento que investiu R$ 2 milhões na compra dos novos ônibus. Eles serão utilizados no transporte de funcionários de uma mina de ferro em Carajás, PA. A Comil foi a responsável pela montagem das carrocerias Svelto Midi, que passaram por ajustes para atender as novas configurações do chassi 4x4.

Para o gerente de vendas especiais de ônibus da MAN, Walter Anversa Barbosa, MAN e Comil são as pioneiras deste projeto no Brasil. “Por enquanto, somente a Comil desenvolveu carroceiras especiais para esta aplicação, o que faz parte do início de qualquer mercado: a medida que o volume aumenta, surgem novos concorrentes e fabricantes de carrocerias.”

Barbosa aponta que o mercado de veículos especiais, por ser muito específico, ainda não alcançou volumes expressivos e representam cerca de 350 unidades vendidas por ano. “Não podemos comparar com o volume dos tradicionais segmentos como urbano ou rodoviário, mas é um nicho de grande interesse da MAN.”

Para este mercado, além do ônibus off road 4x4 recém-chegado no portfólio, a MAN oferece a configuração 4x2 versão off-road, chassi utilizado como ônibus escolar, cujas vendas atingiram 6 mil unidades desde o lançamento do programa Caminho da Escola, em 2007. A montadora também trabalha com caminhões 4x4 para operações militares.



Tags: MAN Latin America, Comil, encarroçadora, mineração, fora de estrada.

Comentários

  • José Rafael

    Pena que é um onibus tão caro. Tenho um projeto na área de educação, penso em comprar um onibus desse, contudo sou pessoa física e minhas condições não me dão uma margem financeira tão grande. Na europa tudo é mais fácil. Porque? Ainda assim, parabéns pelo projeto do ônibus. Rafael

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência