Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 01/02/2012 | 15h44

IQA está pronto para certificar autopeças de reposição

Em 2013, vários itens automotivos precisarão do selo do Inmetro

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, já está pronto para iniciar atividades relacionadas às certificações compulsórias instituídas pela portaria Inmetro nº 301 de 21/7/2011.

Com isso, os fabricantes e importadores que atuam no mercado de reposição de amortecedores, bombas elétricas de combustível, buzinas, pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava (retenção), anéis de pistão, bronzinas e lâmpadas para veículos automotivos podem contar com os serviços do IQA para se adequar às novas exigências.

A certificação será obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2013 para autopeças de reposição destinadas a veículos nacionais ou importados. Ficam isentos componentes para linha de montagem, recall ou de veículos de produção descontinuada fabricados até 31 de dezembro de 1999.

Confira os prazos para que o mercado se adapte às novas regras:

- janeiro de 2013 - a partir desta data, os componentes descritos acima deverão ser certificados, sejam nacionais ou importados;
- junho de 2013 – é prazo final dos fabricantes para comercialização ao mercado de reposição;
- julho de 2014 - a partir desta data, todos os produtos vendidos ao consumidor deverão apresentar o selo de certificação.



Tags: IQA, Inmetro, autopeças, amortecedores, bombas elétricas de combustível, buzinas, pistões, liga leve, alumínio, pinos e anéis de trava, anéis de pistão, bronzinas, lâmpadas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência