Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 02/02/2012 | 18h42

VW mostra plataforma MQB

Conceito de arquitetura global vai beneficiar outras marcas do grupo

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

O Grupo Volkswagen apresentará este ano um conceito de plataforma global batizado de MQB(na ilustração ao lado), sigla para Matriz Modular Transversal. As marcas VW, Audi, Skoda e Seat irão se beneficiar dessa nova arquitetura para veículos com motor transversal. A MQB utiliza parâmetros para o compartilhamento de componentes por diferentes veículos.

A aplicação dessa arquitetura abrange veículos de portes bastante diferentes. Se já estivesse em uso, poderia ser aplicada ao mesmo tempo no Polo, Beetle, Jetta, Tiguan e Passat, por exemplo. No futuro, esses e outros modelos poderão teoricamente ser produzidos na mesma linha de montagem, apesar das diferenças consideráveis entre um e outro.

Os primeiros veículos novos a ser produzidos com base na MQB serão o sucessor do Audi A3 e a nova geração europeia do Golf. Uma das características importantes da Matriz Modular Transversal é a posição uniforme de montagem de todos os motores (EA211 a gasolina de até 150 cv e EA228 a diesel até 190 cv).

Essa estratégia reduz não só as variações de motor, como também de transmissão, sem efeitos negativos, segundo a montadora alemã. Com isso, além de padronizar motores de combustão interna, a plataforma MQB também permite uma posição idêntica para todos os conceitos de propulsão alternativa, de versões a gás natural ou híbridas até as totalmente elétricas.

Segundo a VW, a arquitetura MQB abre novas oportunidades para o grupo pela possibilidade de produção em volumes elevados e preços competitivos. O novo conceito vai reduzir o peso dos veículos e democratizar inovações em segurança, informatização e entretenimento.

A imagem ao lado permite entender melhor a flexibilidade do conceito MQB.



Tags: Volkswagen, Matriz Modular Transversal, MQB, VW, Audi, Skoda e Seat.

Comentários

  • Rafael mengo

    E a barulheira do FOX? será que eles vão usar parte dessa economia para melhorar o acabamento?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência