Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Distribuição | 05/02/2012 | 01h14

EUA: concessionários Hyundai são os mais satisfeitos

Só uma marca americana figura entre as 10 mais bem avaliadas

Pedro Kutney, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Pedro Kutney, AB
De Las Vegas, Estados Unidos


Só uma marca americana figura na lista das 10 mais bem avaliadas pelos concessionários dos Estados Unidos. E mesmo assim, a Cadillac, divisão de carros de luxo da General Motors, divide a décima posição no ranking, em igualdade de pontos, com a japonesa Honda. A marca que mais agrada aos distribuidores americanos no último semestre foi a coreana Hyundai. A conclusão é da mais recente pesquisa de satisfação da NADA, a associação dos concessionários do país, divulgada durante o congresso anual da entidade que acontece este ano em Las Vegas, Estados Unidos, de 3 a 6 de fevereiro.

A pesquisa, feita duas vezes por ano pela NADA, mede a satisfação dos concessionários com suas marcas em três fatores: valor da representação, políticas e decisões dos fabricantes que afetam a rede de distribuidores e o relacionamento com os representantes das montadoras que negociam diretamente com as revendas autorizadas. Na última edição o questionário foi respondido por 14,7 mil dos 16,5 mil concessionários associados à entidade.

A Hyundai figura como líder em satisfação dos distribuidores pela terceira pesquisa consecutiva, confirmando o momento de ascensão da marca coreana em todo o mundo. Em boa medida o desempenho da Hyundai é explicado pelos analistas americanos pelo portfólio de produtos com boa relação custo-benefício, além de bom relacionamento mantido com a rede, sem os vícios de outras marcas estabelecidas há mais tempo no mercado.

Logo atrás da Hyundai, em segundo lugar no ranking de satisfação, vem a japonesa Subaru, que está entre as três marcas mais berm avaliadas pela quinta pesquisa consecutiva. Em terceiro figura a também japonesa Lexus, divisão de luxo da Toyota. Em quarto ficou outra coreana, a Kia, controlada pela Hyundai. A alemã Mercedes-Benz foi avaliada na quinta posição, seguida pela Toyota (6º), Volkswagen (7º), Porsche (8º), Audi (9º) e Cadillac/Honda dividindo a décima colocação.

Dessa forma, no ranking de satisfação dos concessionários americanos, as marcas alemãs e japonesas são as que mais aparecem (quatro vezes cada uma) entre as 10 mais bem avaliadas, seguidas pelas coreanas (duas vezes).



Tags: NADA 2012, Hyundai, Subaru, Lexus, Kia, Mercedes-Benz, Toyota, Volkswagen, Porsche, Audi, Cadillac, Honda.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência