Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 06/02/2012 | 16h27

Anfavea: venda de importados cresce 18% em janeiro

Participação recua devido ao IPI maior

Sueli Reis, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Sueli Reis, AB

O volume de veículos importados pelas montadoras com fábricas no País nas vendas totais do mês passado, que foi o melhor janeiro da história, cresceu 18% com relação a idêntico mês do ano passado, passando de 58 mil para 68 mil unidades. Este volume representou 25% de participação no licenciamento total do mês, que chegou a 268,2 mil veículos, incluindo comerciais pesados. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 6, pela Anfavea, associação que reúne as fabricantes instaladas no País.

-Clique aqui para fazer download dos dados da Anfavea

Apesar do aumento das vendas dos importados em janeiro, a participação caiu 2 pontos porcentuais com relação a dezembro, o que para o presidente da entidade, Cledorvino Belini, pode ser considerado um reflexo do aumento do IPI em 30 pontos porcentuais para veículos que não cumprem a exigência de nacionalização de 65%, que entrou em vigor no dia 15 de dezembro.

DESEMPENHO

O melhor janeiro da história fechou com crescimento de 9,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em média, foram 12,1 mil unidades vendidas em cada um dos 22 dias úteis do mês, crescimento de 4,6% sobre a média diária de janeiro de 2010, que teve um dia útil a menos.

Belini explica que a conjuntura de alguns fatores influenciou para o bom desempenho do mercado em janeiro, entre eles, o executivo citou a inadimplência superior a 90 dias que está em 5%, índice que o executivo não considerou preocupante por estar abaixo da média para todos os bens, de 7,3%. "Começamos crescendo e é um bom sinal. Esperamos que continue assim."

As vendas de janeiro foram 23% menores na comparação com dezembro, queda natural devido à sazonalidade, disse Belini.

Para 2012, a entidade manteve as projeções de mercado apresentadas em dezembro: as vendas internas devem alcançar as 3,8 milhões de unidades, um aumento de 5% sobre 2011, enquanto as exportações devem recuar 5,5%, para 510 mil unidades. A entidade prevê maior atividade industrial neste ano, com produção 2% acima do registrado no ano passado, para 3,4 milhões de veículos, incluindo caminhões e ônibus.

SEGMENTOS

A comercialização de automóveis e comerciais leves cresceu 9,8% em janeiro sobre mesmo mês do ano passado, para 252,6 mil unidades, das quais 196,6 mil são automóveis e 56 mil são comerciais leves. As vendas de veículos comerciais pesados também se elevaram no mês passado. Leia aqui.

Assista à entrevista exclusiva com Cledorvino Belini, presidente da Anfavea:



Tags: Anfavea, Cledorvino Belini, vendas, mercado, IPI, importados.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV