Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 06/02/2012 | 16h34

Caminhões: produção começa o ano com queda de 75,8%

Resultado era previsível por conta dos novos veículos Proconve 7, mais caros

Mário Curcio, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Mário Curcio, AB

A produção de caminhões iniciou o ano com queda expressiva. Em janeiro de 2012 foram fabricadas 3.438 unidades, ante 14.227 no mesmo mês do ano passado, redução de 75,8% do volume. Os dados foram revelados na manhã desta segunda-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea, clique aqui). Na comparação com dezembro de 2011, a queda foi de 81,3%.

Tamanha redução é explicada pela mudança na legislação de emissões, que obrigou os fabricantes a produzir desde o primeiro dia deste ano veículos em conformidade com o Proconve 7. Com a perspectiva de encarecimento de 8% a 15% desses novos produtos (em razão das modificações técnicas necessárias), as montadoras aceleraram a produção da linha 2011 no segundo semestre como forma de antecipar vendas e deram férias coletivas no primeiro mês de 2012.

O presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, comentou os números: “A retomada de produção (aos níveis anteriores) depende fundamentalmente da venda dos estoques. Haverá um crescimento gradativo até a normalidade”, disse o executivo. Sem ser taxativo, ele acredita que a situação pode se normalizar até o fim deste mês. Na comparação com o primeiro mês do ano passado, as maiores quedas de produção em 2012 ocorreram nos caminhões semileves (83,6%), leves (também 83,6%) e médios (79,5%).

Os emplacamentos do setor de carga tiveram alta de 6,3% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, mas vale dizer que esse saldo positivo ancorou-se no crescimento da comercialização dos caminhões pesados, que tiveram 4.634 unidades vendidas e alta de 47,5% na comparação com o mesmo mês de 2011. Todos os outros segmentos (dos semileves aos semipesados) tiveram queda nos emplacamentos.

Assista à entrevista exclusiva com Cledorvino Belini, presidente da Anfavea:



Tags: Caminhões, produção, Proconve 7, Cledorvino Belini, Anfavea, emplacamentos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV