Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Marketing e Lançamentos | 07/02/2012 | 19h14

Kia Sportage Flex tem preço inicial de R$ 90.900

Novo motor 2.0 passou de 166 cv para até 178 cv

Mário Curcio, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Mário Curcio, AB

Desde janeiro a Kia já vende no Brasil seu utilitário Sportage com motorização flex. O carro foi apresentado oficialmente nesta terça-feira, 7. O preço inicial sugerido é de R$ 90.900, 8,3% mais alto que o da geração anterior, somente a gasolina. O carro de entrada traz agora câmbio manual de seis marchas em vez de cinco e direção com assistência elétrica, não mais hidráulica. Essa mudança é válida para todas outras versões. A versão automática mais acessível custa R$ 95.900.

Além da possibilidade de consumir etanol ou gasolina em diferentes proporções, o novo propulsor está mais potente. Passou dos 166 cv para 169 cv quando abastecido com o derivado de petróleo e atinge 178 cv quando alimentado pelo derivado de cana-de-açúcar.

“O motor flex é uma evolução do anterior e foi todo desenvolvido na Coreia do Sul, com os custos arcados pela Kia. Somente os testes de rodagem ocorreram no Brasil”, afirma o diretor de vendas da Kia, Ary Jorge Ribeiro. Os carros enfrentaram desde o frio cortante de Campos do Jordão (SP) até o calor intenso de Teresina (PI).

O engenheiro de serviços Gabriel Loureiro acrescenta: “O único componente que vai do Brasil para lá é o solenoide de partida a frio, produzido pela Indebras. Todo o restante é feito lá”, garante Loureiro. O desenvolvimento da versão bicombustível teria começado, segundo a Kia, em 2009. Este é o terceiro carro bicombustível desenvolvido para o Brasil. O primeiro foi o Kia Soul (apresentado em março de 2011) e o segundo, o novo Picanto (agosto do ano passado).

O Sportage Flex tem cinco versões ao todo, quatro delas com câmbio automático de seis velocidades (com trocas sequenciais) e uma com tração integral (4x4). “Em 2011 vendemos 8.379 unidades e o carro respondeu por 11% das vendas da Kia no Brasil. Este ano queremos atingir 14.200 veículos e elevar sua participação para 15%”, afirma Ary Jorge Ribeiro, confiante no envio de volumes maiores este ano. “Teríamos vendido o dobro no ano passado se tivéssemos mais carros.”

Os sul-coreanos terão mesmo de acelerar as entregas, pois o carro terminou 2011 no 11º lugar entre os utilitários esportivos e começou 2012 em 16º. “Faltaram carros”, repete Ribeiro. Segundo o executivo, a versão mais procurada é a topo de linha, com tabela atual de R$ 114.600. Deve responder por 55% das vendas e é equipada com câmbio automático, teto solar duplo e airbags laterais e câmera de auxílio à ré, entre outros itens. A versão 4x4, de R$ 113.400, mantém a transmissão automática, mas perde o teto solar duplo e airbags laterais. O executivo informa que pretende manter esses valores, mas eles podem mudar para acompanhar a concorrência.

Kia O Kia Sportage Flex foi desenvolvido na Coreia do Sul, mas rodou em testes por diferentes regiões do Brasil. Versão mais completa (fotos externas e interna) tem preço sugerido de R$ 114.600.

Em 2011, o Brasil respondeu por 5% do volume dos Sportage vendidos pelo mundo. Esse porcentual deve se manter este ano. Em relação ao carro lançado em março não há diferenças estéticas, exceto pelo logotipo Flex na traseira, as rodas, todas agora com 18 polegadas, e os LEDs nos faróis, mas estes não são itens de série.

SILÊNCIO E CONFORTO IMPRESSIONAM

Automotive Business avaliou uma versão topo de linha como esta das fotos (código P587) num pequeno trecho urbano e em parte do anel viário que interliga algumas importantes rodovias do Estado de São Paulo, andando a maior parte do tempo a 100 km/h. O silêncio de rodagem é um dos destaques do carro, assim como o conforto proporcionado por suspensões bem acertadas e bancos com espuma firme (o revestimento de couro não é de série nas duas versões mais em conta).

O espaço é bom para todos os ocupantes. A versão testada trazia o bom câmbio automático de seis marchas. Na estrada, o ideal é utilizá-lo na posição manual, que permite trocas sequenciais (com pequenos toques na alavanca de mudanças) e evita as reduções desnecessárias da posição “D”, que elevam ruído e consumo.

As acelerações e retomadas estão adequadas ao tamanho e proposta do Sportage Flex. Não falta agilidade em saídas de semáforo ou após os pedágios. E nas ultrapassagens é só reduzir uma ou duas marchas e acelerar. Faltaram apenas as aletas de mudanças atrás do volante, mas o conjunto é tão bom que nem dá para reclamar a ausência desse detalhe.

A câmera de ré tem sua imagem projetada no retrovisor interno e facilita muito as manobras de estacionamento. O item está apenas em duas versões, mas todas trazem sensores de obstáculos no para-choque traseiro, essenciais num carro alto e colunas traseiras largas como as deste Kia. Confira a seguir os códigos e preços do novo Sportage Flex.

P525 (manual): R$ 90.900;
P575 (automático): R$ 95.900;
P586 (automático): R$ 109.300;
587 (automático): R$ 114.600;
P685 (automático 4x4): R$ 113.400.

EM MARÇO CHEGA O OPTIMA

No próximo mês, a Kia lançará o sedã Optima, equipado com motor 2.4 de 180 cv. A montadora não revela preços. Também se espera para este ano a versão flex do Cerato, carro mais vendido da Kia em todo o mundo. O sedã médio deve responder este ano por 21% das vendas da Kia no Brasil. No segundo semestre do ano passado, durante o lançamento do Kia Picanto, o presidente da Kia no Brasil, José Luiz Gandini, falou também do seu desejo de trazer o Rio com motorização flexível, mas isso foi antes de o governo aumentar a alíquota de IPI dos importados.

Contudo, o diretor de vendas Ary Barroso acredita em dificuldades na vinda do carro este ano: “O maior problema seria conseguir trazer um volume grande, de cerca de 1.200 unidades. Outra dificuldade é o alto investimento com a chegada de cada novo modelo. É preciso trazer estoque de peças, treinar a rede autorizada...”

Reportagem atualizada em 8/2/2012 às 9h42.



Tags: Kia, Sportage, Flex, Ary Jorge Ribeiro, Gabriel Loureiro, Optima.

Comentários

  • Cristina zanotti

    Sou apaixonada no Kia Sportage é meu sonho, ele é perfeito

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência